o Pantanal já teve 17% de sua paisagem natural devastada mais o drama da planície alagada assim como de outras áreas úmidas do Brasil há praticamente ignorado pelos governos estadual e Federal afirmava-se agência Reunidas em Cuiabá para discutir o futuro das regiões segundo Walfrido Tomas especialista em gestão de biodiversidade da Embrapa Pantanal a pecuária intensiva está se difundindo no Pantanal e tem desmatado muito mais do que a tradicional pecuária pantaneira.
A) compare as formas de pecuária intensiva e extensiva
B) Considerando o dominio morfoclimatico do Pantanal quais as características naturais que favorecem a atividade pecuária dessa área
Soluções para a tarefa
A) A diferença entre pecuária extensiva e intensiva encontram-se na área de ocupação e nos níveis tecnológicos distintamente empregados. A pecuária consiste na criação de animais para a obtenção de matérias-primas, como a carne, o couro, a lã e muitos outros.
B) O Pantanal é uma área situada no Centro-Oeste do Brasil, e o clima que mais causa interferência neste local é o continental. Resumindo os aspectos do Pantanal, ele se torna uma grande área alagadiça e que possui inúmeras produções e uma biodiversidade única dessa região.
É uma região quente, com regime de chuvas constantes sendo também uma área onde as plantações tendem a ser voltada aos grãos como o arroz, e também é a maior área alagadiça da América do Sul.
Espero ter ajudado c:
Resposta:
a) A pecuária extensiva se caracteriza por ser realizada com os rebanhos soltos no pasto. Isso determina a necessidade de utilizar grandes extensões de terra, com pequena aplicação de tecnologia na criação animal, o que resulta em baixa produtividade econômica. A pecuária intensiva se caracteriza por ser realizada com os rebanhos criados em estábulos, exigindo grande uso de mão de obra, mas podendo ser realizada em pequenas propriedades. Nesse sistema, aplica-se muita tecnologia na criação animal, e a produtividade econômica é bastante elevada. Vale destacar que a expansão da pecuária intensiva na região do Pantanal decorre, principalmente, do aumento nas exigências dos mercados consumidores internos e externos, que exigem maior qualidade nos produtos oriundos dos rebanhos nacionais.
b) O domínio morfoclimático do Pantanal se caracteriza por apresentar uma superfície de topografia extremamente plana, recoberta em grande parte do ano (na estiagem) por formações vegetais herbáceas, que funcionam como pastagem natural para a pecuária extensiva regional.