ENEM, perguntado por mikayllakedma8874, 1 ano atrás

O panorama teórico e epistemológico das relaçõesinternacionais contemporâneas é reflexo das profundasmudanças experimentadas na política internacional como fim da Guerra Fria. Novos temas e questões adquiriramvisibilidade e relevância em razão da crítica a premissas epressupostos até então estruturantes da área.Considerando as diversas abordagens teóricas que hojecompõem o campo das Relações Internacionais, avalie asseguintes afirmações.I. Para as correntes liberais, os regimes democráticossão menos propensos a estabelecer relaçõespacíficas entre si, em razão da prevalência devalores universais.II. A oposição binária entre masculino e femininoé constitutiva das dinâmicas de poder nasrelações internacionais, impactando, sobretudo, ofênomeno da guerra.III. A experiência colonial, que estruturou o sistemainternacional a partir do século XV, permanececomo dimensão fundamental à compreensãodas relações internacionais contemporâneas,exemplificada pelos processos de intervençãohumanitária no pós-Guerra Fria.IV. As dinâmicas políticas decorrentes da condiçãoanárquica do sistema internacional dependemdos processos de socialização dos atores.V. A soberania deve ser entendida como um conjuntode práticas produtoras de comunidades políticasexclusivas e excludentes que separam a esferadoméstica da internacional.É correto apenas o que se afirma emA I, II e III.B I, II e V.C I, III e IV.D II, IV e V.E III, IV e V

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
6

I. Para as correntes liberais, os regimes democráticos são menos propensos a estabelecer relações pacíficas entre si, em razão da prevalência de valores universais.

Falso. Os liberais acreditam que os regimes democráticos tem maior propensão a estabelecer relações pacíficas entre si JUSTAMENTE por conta da prevalência de valores universais.

II. A oposição binária entre masculino e feminino é constitutiva das dinâmicas de poder nas relações internacionais, impactando, sobretudo, o fenômeno da guerra.

Falso. A oposição binária entre os sexos/gêneros não é um fator que constitui as dinâmicas de poder. Este é um extravasamento de uma análise simbólica.

III. A experiência colonial, que estruturou o sistema internacional a partir do século XV, permanece como dimensão fundamental à compreensão das relações internacionais contemporâneas,exemplificada pelos processos de intervenção humanitária no pós-Guerra Fria.

Verdadeiro. Quando analisamos o funcionamento do colonialismo do século XV, podemos observar a manutenção e a continuidade de certas características daquela época nas relações internacionais de nossos dias.

IV. As dinâmicas políticas decorrentes da condição anárquica do sistema internacional dependem dos processos de socialização dos atores.

Verdadeiro. Na medida em que não há uma liderança centralizada no sistema internacional, os atores devem atuar através de acordos e tratados para manter uma relação possível.

V. A soberania deve ser entendida como um conjunto de práticas produtoras de comunidades políticas exclusivas e excludentes que separam a esfera doméstica da internacional.

Verdadeiro. A ideia de soberania é fundamental em um contexto de internacionalização da economia. A soberania separa as relações diplomáticas da abertura total das fronteiras políticas, territoriais e culturais.

Está correto, portanto, o que se afirma em: E. III, IV e V.

Perguntas interessantes