O pâncreas é considerado um importante órgão que participa do processo de digestão. Além disso sua estrutura, constituído por diferentes tipos de células são responsáveis por secretar componentes proteicos e líquidos com funções essenciais.
BARRETT, K. E. Fisiologia gastrointestinal. 2 ed. Porto Alegre: AMGH, 2015.
Considerando o contexto, avalie as afirmativas a seguir:
I. As enzimas pancreáticas são necessárias para a digestão apenas de carboidratos e lipídeos, e por sua produção em grande quantidade são consideradas essenciais no processo digestivo.
II. O pâncreas é considerado uma glândula, tem como localização parte superior do abdômen, atrás e abaixo do estômago, entre o baço e o duodeno.
III. Considera-se que este órgão desempenha funções exócrinas, relacionadas a digestão dos macronutrientes e funções endócrinas, ao se tratar da produção de hormônios.
Ao analisar as afirmativas, é correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Apenas a afirmativa I está correta.
b.
Apenas a afirmativa III está correta.
c. Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
d. Apena a afirmativa II está correta.
e.
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Soluções para a tarefa
O pâncreas é subdividido em pequenos lobos, com ductos que penetram em ductos principais. Adiante com o ducto biliar, o ducto pancreático penetra no intestino delgado para liberar a secreção através de um pequeno orifício na parede da segunda porção do duodeno chamado de papila duodenal maior (que também recebe a bile). Esta secreção é conhecida como suco pancreático, de qual aproximadamente 1,5 litros são produzidos diariamente. Ela contém enzimas capazes de digerir todos os tipos de alimentos – proteínas, gorduras e carboidratos. Estas enzimas são ativadas no intestino delgado quando necessárias. O suco pancreático é altamente alcalino, para ajudar a neutralizar a acidez do alimento que acabou de deixar o estômago. No suco pancreático há enzimas digestivas capazes de atuar no processo de digestão: tripsina, lípase, amilase, quimiotripsina, calicreína, elastase, etc…). Estas enzimas auxiliam na quebra de moléculas de proteína, lipídios e carboidratos. Vários hormônios são também produzidos no pâncreas. Isto ocorre devido a um grupo especializado de células – Ilhotas de Langerhans – dispersas através do tecido. Os dois principais hormônios são insulina e glucagon, que regulam o metabolismo dos carboidratos. Outros hormônios controlam a liberação do suco pancreático.
O que é
Pâncreas, órgão dentro do corpo que desempenha um importante papel na digestão da comida, também produz a insulina, o principal químico no corpo responsável pelo equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue.
Alternativa correta letra E - II e III