O paciente terminal é o indivíduo portador de uma doença ou enfermidade incurável, com prognóstico fechado ou em condição irreversível. Os conhecimentos técnicos e científicos adquiridos pelo enfermeiro são direcionados a manter, preservar e recuperar a saúde, entretanto no processo de morte, mesmo com conhecimento prévio e preparo, os sentimentos de medo e solidão são inevitáveis e estarão presentes. Considerando a atuação do profissional de enfermagem no processo de terminalidade, avalie as alternativas a seguir: 1. O enfermeiro deve planejar a permanência e a atenção afetiva dos familiares, evitando que o paciente fique sozinho, oferecendo orientação e apoio, mostrando-se disponível para elucidar as dúvidas dos familiares, procurando manter uma atitude de compreensão frente à ansiedade, à angústia e até mesmo à negação da realidade. II. É facultativo respeitar a dor dos familiares e proporcionar um ambiente onde eles possam extravasar seus sentimentos sem que estejam expostos ao público. Il1. A responsabilidade dos profissionais de enfermagem é minimizar o sofrimento, fazer com que o paciente sinta-se o melhor possível, inclusive, se for o caso, possibilitar-lhe morrer dignamente, em paz, e oferecer apoio aos familiares nesse momento tão dificil. É correta o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Resposta:apenas a l está correta
Explicação:
Apenas a alternativa I está correta. É papel do profissional de enfermagem planejar a atenção afetiva ao paciente terminal e seus familiares, minimizando e respeitando a dor de ambos.
Cuidados Paliativos
São os cuidados que visam melhorar a qualidade de vida do paciente terminal e de seus familiares, proporcionando alívio da dor e dos sintomas, assim como apoio espiritual e psicossocial desde o diagnóstico até o fim da vida e o luto.
As equipes de cuidados paliativos são interdisciplinares e, em geral, incluem:
- Médico;
- Enfermeiro experiente;
- Assistente social;
- Assistente religioso;
- Nutricionista;
- Fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional.
Comunicação enfermeiro-familiares
É uma prática comum aos profissionais da enfermagem se comunicar tanto com o paciente quanto com os familiares dele. O enfermeiro deve:
- Informar ao paciente, familiares e cuidados sobre a assistência de saúde prestada.
- Ajudar a elaborar o plano prescrito que ajudará a nortear a comunicação entre paciente e família.
- Garantir conforto ao paciente;
- Informar a condição do paciente e informações sobre a morte iminente;
- Reforçar a comunicação interdisciplinar.
Leia mais sobre cuidados paliativos: https://brainly.com.br/tarefa/15709804
#SPJ2