O organograma é o gráfico que representa a estrutura ou arquitetura formal da empresa em determinado momento, permitindo a visualização da estrutura geral e formal da empresa; da estrutura dos segmentos desta; da divisão do trabalho; da relação hierárquica ou de autoridade e das relações funcionais. Para elaboração do organograma há de se considerar que este é composto por: retângulos que representam as unidades organizacionais; - Linhas contínuas verticais e horizontais que representam as relações de autoridade e responsabilidade e as - Linhas tracejadas horizontais que representam as relações de assessoria (staff).
OLIVEIRA, D. P. R. Sistemas, organização e métodos: uma abordagem gerencial. 21. ed. São Paulo: Atlas, 2013.
Com base nas técnicas utilizadas para elaboração do organograma, analise as afirmativas a seguir:
I. A representação gráfica da estrutura organizacional, formal, poderá ocorrer tanto no sentido vertical, quanto no horizontal, sendo que o retangulo representa a fração organizacional.
II. As unidades, cargos e funções, poderão por vezes serem representados graficamente, por formas distintas, como quadrados, elipses e círculos.
III.O retângulo irá representar a estrutura informal da empresa, ou seja, as redes de relações sociais e pessoais existentes entre as diversas áreas funcionais.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
III, apenas.
Alternativa 3:
I e II, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Soluções para a tarefa
Alternativa 4: II e III, apenas.
Os organogramas são importantes para que a empresa consiga definir as responsabilidades dos seus colaboradores. Pode ser usado para negócios mais informais e formais, além de colaborativos.
No modelo formal é comum vermos o presidente acima dos demais funcionários, e em que cada um tem a sua função definida, não tendo liberdade para exercer outra.
Existe ainda organogramas que utilizam outras representações gráficas, não sendo somente o retângulo, mas o círculo, elipses, triângulos, etc. Esses são muito comuns em negócios mais colaborativos.
Abraços!
Resposta:
Alternativa C - I e II, apenas.
Explicação:
De acordo com as pág 118 e 119 do livro de OSM, da Unicesumar (As respostas referentes a pergunta estão em Itálico)
As características apresentadas a seguir representam técnicas utilizadas na elaboração de um organograma, a partir da concepção de Araújo (2011):
■ No alto da folha, obrigatoriamente, deve constar o título da organização ou departamento representado.
■ O retângulo representa a fração organizacional, ou seja, o departamento. Eventualmente, poderá significar o cargo, ocorrendo em situações isoladas de cargos diferenciados, como auditor, consultor etc.
■ A representação gráfica pode ocorrer tanto no sentido horizontal quanto no vertical.
■ Havendo siglas, estas devem ser elucidadas em legenda.
■ Linha tracejada ou pontilhada pode ter significados diversos, assim, é necessário explicar o seu significado na legenda.
■ Linha contínua no sentido vertical significa autoridade hierárquica da unidade (departamento) acima e, no sentido horizontal, coordenação.
■ Linha vertical que parte de uma autoridade hierárquica é a condutora do organograma. Isso quer dizer que todas as unidades se dirigem a essa linha, demonstrando o poder maior da organização nas mãos de seu executivo principal, ou do seu colegiado, no caso desse tipo de departamentalização.
■ Autoridade funcional é aquela ligada ao poder que o titular de uma unidade tem sobre outra, não representando autoridade hierárquica. Por exemplo, a gerência jurídica detém autoridade funcional sobre a gerência de recursos humanos, em assuntos de cunho legal-trabalhista.
■ Unidades provisórias são aquelas com duração limitada. Por exemplo: comissões, comitês, equipes e grupos de trabalho.
■ Deve ser obedecida ordem alfabética de entrada por grupamento de unidades semelhantes. Por exemplo, o departamento de recursos humanos abarca as divisões de: avaliação, recrutamento, seleção e treinamento. Na representação gráfica, tais divisões devem ser apresentadas nessa ordem.
■ Tradicionalmente, as unidades, os cargos e as funções são representados por retângulos. Entretanto, é crescente o número de organograma com formas diferenciadas para representá-las, tais como: quadrados, elipses e círculos