O olhar agudo de Machado de Assis capta de forma natural as alterações da dinâmica social – alterações que cul-
minariam na abolição da escravidão, em 1888, e na proclamação da República, no ano seguinte. Um dos melhores
retratos que Machado faz daquele momento está nesta página de Esaú e Jacó: “A capital oferecia ainda aos recém-
-chegados um espetáculo magnífico. (...) Cascatas de ideias de invenções, de concessões rolavam todos os dias,
sonoras e vistosas, para se fazerem contos de réis, centenas de contos, milhares, milhares de milhares, milhares de
milhares de milhares de contos de réis. Todos os papéis, aliás ações, saíam frescos e eternos do prelo. (...) Nasciam
as ações a preço alto, mais numerosas que as antigas crias da escravidão, e com dividendos infinitos.”
LUCIANO TRIGO Adaptado de O viajante imóvel – Machado de Assis e o Rio de Janeiro de seu tempo. Rio de Janeiro: Record, 2001.
A denominação da ação econômica empreendida no momento histórico retratado por Machado de Assis e duas de
suas principais consequências estão corretamente apresentadas na seguinte alternativa:
a) Encilhamento – inflação e falência de empresas
b) Funding-loan – industrialização e desvalorização da moeda
c) Tarifas Alves Branco – urbanização e concentração de renda
d) Convênio de Taubaté – endividamento e especulação financeira
e) Lei Eusébio de Queiros – crescimento populacional e desigualdade social
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e) Lei Eusébio de Queiros – crescimento populacional e desigualdade social
Pois essa lei marca o fim da escravidão no Brasil, contudo as desigualdades sociais ainda continuaram existindo.
Pois essa lei marca o fim da escravidão no Brasil, contudo as desigualdades sociais ainda continuaram existindo.
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Letra E: a ação econômica ocorrida no momento histórico apontado por Machado de Assis e suas consequências tratam-se da Lei Eusébio de Queiros – e consequentemente o crescimento populacional e da desigualdade social.
A Lei Eusébio de Queirós foi uma lei promulgada em 1850 e que proibia o tráfico de escravos, também conhecido como o tráfico negreiro, sendo que os escravos eram obtidos na África e comercializados no Brasil.
A Lei Eusébio de Queirós não ocorreu por uma livre iniciativa do governo brasileiro, mas pelas pressões que a Inglaterra estava fazendo para acabar com o tráfico de escravos naquela época.
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