Química, perguntado por luanvhf16, 5 meses atrás

o oceano é um dos principais constituintes da gasolina, que é uma mistura de hidrocarbonetos. A fórmula molecular do octano é:

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por PR1CESA
0

Resposta:

Portanto, a fórmula estrutural do octano é C8H18, indicando que são 8 carbonos e 18 hidrogênios, como calculamos

anteriormente, alternativa correta é a letra A.

Explicação:

Para compreender melhor um exercício de Química, precisamos analisar a nomenclatura fornecida pelo exercício e interpretá-la de modo a entender o que ela nos fornece de informação a respeito do composto químico. O octano é um composto químico formado por carbono e hidrogênio, portanto, um hidrocarboneto.

Para nomear um hidrocarboneto, existe uma regra que diz que: o prefixo da palavra indica o número de carbonos presentes na cadeia principal, o infixo é de acordo com o tipo de ligação encontrado na cadeia e sufixo indica a função orgânica, no caso dos hidrocarbonetos, termina com a letra "o".

Então, a palavra octano: o prefixo "oct" indica que são 8 carbonos na cadeia principal; o infixo "an" indica que a ligação presente na cadeia é simples e o sufixo "o" indica que é um hidrocarboneto, como já vimos.

Sabemos também, que cada carbono pode realizar 4 ligações, e cada hidrogênio realiza 1 ligação. Portanto, temos que o primeiro carbono se liga ao segundo carbono e a mais três hidrogênios, completando 4 ligações; o segundo carbono, se liga ao primeiro e ao terceiro carbono e a mais dois hidrogênios completando suas 4 ligações.

Como é uma cadeia, o primeiro e o oitavo carbono (extremidades) realizam ligação com 1 carbono e 3 hidrogênios e os seis carbonos intermediários (que ficam no meio da cadeia) realizam cada um, ligação com 2 carbonos que estão ao seu redor e com mais 2 hidrogênios, para completarem suas 4 ligações.

Portanto, temos 8 carbonos, e em relação à quantidade de hidrogênio, temos 2 carbonos extremos ligados a 3 hidrogênios cada um, e 6 intermediários ligados a 2 hidrogênios cada um, resultado num total de: 2x3 + 6x2 = 6+12=18 hidrogênios no total.

Perguntas interessantes