O nutricionista de uma unidade de saúde realizou um levantamento em que identificou as crianças entre 6 e 30 meses de idade que eram usuárias do serviço e aplicou às mães um inquérito dietético do tipo recordatório de 24 horas (R24h) para avaliar a ingestão de energia e nutrientes. Cada mãe respondeu, em entrevista individual, dois R24h, aplicados em dias não consecutivos. A análise preliminar dos dados relativos aos micronutrientes evidenciou que as crianças entre 6 e 17 meses de idade apresentavam uma ingestão de vitamina C em quantidades muito inferiores àquelas recomendadas e menores do que a das crianças entre 18 e 30 meses de idade. Por outro Iado, observou-se que a ingestão de cálcio foi adequada e semelhante entre as crianças dessas duas faixas etárias. Essa constatação levou o nutricionista a aplicar mais quatro R24h às mães de todas as crianças.Considerando essa situação hipotética, avalie as asserções a seguir.O que levou o nutricionista a ampliar o número de R24h foi a necessidade de melhor estimar a ingestão de vitamina C, com base na análise do consumo de alimentos-fonte do nutriente em um periodo maior de tempo.PORQUEOs nutrientes cujos alimentos-fonte estão presentes, regular e frequentemente, na alimentação habitual de um grupo populacional especifico, como os pré-escolares, apresentam baixa variação intraindividual e interindividual de ingestão.Acerca dessas asserções, assinale a opção correta. As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira. A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.O• A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira. As duas asserções são proposições falsas
#ENADE
Soluções para a tarefa
O uso de inquéritos pelo nutricionista é útil por permitir avaliar de maneira mais precisa os nutrientes consumidos frequentemente e os que precisam ser consumidos com mais frequência.
O que levou o nutricionista a ampliar o número de R24h foi a necessidade de melhor estimar a ingestão de vitamina C, com base na análise do consumo de alimentos-fonte do nutriente em um período maior de tempo.
Correto. A observação da necessidade de melhorar o consumo de vitamina C foi motivador para o aumento no número de inquérito dietético do tipo recordatório de 24 horas.
PORQUE
Os nutrientes cujos alimentos-fonte estão presentes, regular e frequentemente, na alimentação habitual de um grupo populacional especifico, como os pré-escolares, apresentam baixa variação intraindividual e interindividual de ingestão.
Correto. A observação da alimentação habitual de um tipo específico de grupo populacional, revela que há pouca variação intraindividual e interindividual de ingestão de nutrientes.
Está correto o que se afirma em:
B. As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Resposta:
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Explicação:
De acordo com o desafio nota máxima