o novo modelo político no início da República no Brasil era de interesse de quem? Explique.
Soluções para a tarefa
Resposta: era de interesse das elites civis-militares.
Explicação: Uma das heranças dessa forma de governo foi o sufrágio, direito previsto pela Constituição de 1891 aos cidadãos alfabetizados. A exclusão das mulheres e dos analfabetos deixava de fora das eleições grande parte da população brasileira.
O modelo político do início da República no Brasil era de interesse das grandes elites agrárias.
A República, embora seja progressista, herdou a precária situação social do império e alimentou o vício político ao sustentar a troca de favores entre governadores e o Partido Republicano mineiro e paulista, fortalecendo os coronéis que organizavam o voto de cabresto.
A República Velha (1894-1930) foi caracterizada pela dominação das elites agrárias estaduais, especialmente as de São Paulo e Minas Gerais.
O modelo de Estado da República Velha fez com que algumas regiões acabassem se favorecendo mais que outras no tocante ao crescimento e desenvolvimento, o que acarretou na dominação das elites agrárias estaduais, especialmente em Minas Gerais e em São Paulo.
Daí surgiu o tão conhecido modelo de economia da política do café com leite. Em que os Presidentes da República eram escolhidos sempre de um desses estados, sendo "café" representado pelos cafeicultores de São Paulo, e o "leite" pelos fazendeiros de Minas Gerais.
Aprenda mais sobre o assunto em:
brainly.com.br/tarefa/11941771 (Resposta de greicyksilva)