O nosso Sistema Único de Saúde, conhecido como SUS, apresenta diversas normas, estabelecidas por Lei, que dão direcionamentos e pressupostos para que o sistema funcione de forma a atender as demandas de toda a população brasileira. Entre essas regras, algumas apresentam um cunho cognitivo, que são referências aos pressupostos conhecidos como princípios do SUS. Marque a alternativa que apresenta esses princípios. Universalidade, equidade e integralidade. Universalidade, igualdade e integralidade. Universalidade, hierarquização e integralidade. Universalidade, uso da epidemiologia e integralidade. Universalidade, participação social e integralidade.
Soluções para a tarefa
Resposta: Universalidade, equidade e integralidade.
Explicação:
"O SUS tem princípios para o seu funcionamento. São eles:
Universalidade: todas as pessoas têm direito ao atendimento médico, hospitalar e à atenção à saúde, independentemente de qualquer característica distintiva, como classe social, nacionalidade, gênero, raça etc.
Equidade: tratar com especificidade e maior atenção as pessoas mais vulneráveis, que precisam mais do SUS. Nesse sentido, existem esforços maiores para atender as populações de baixa renda, idosos, portadores de necessidades especiais, portadores de doenças crônicas, portadores de doenças sistêmicas, pacientes em tratamento do câncer, portadores de HIV, gestantes, crianças etc.
Integralidade: entende-se que o cuidado à saúde não se resume ao hospital ou consultório, nem que é preciso esperar que uma doença aconteça para que uma medida seja tomada. Com isso, o SUS também promove campanhas educativas que visam levar a informação às pessoas sobre cuidados pessoais, cuidados alimentares, preservação do meio ambiente e ações sanitárias que reduzam a incidência de doenças na população."