O nosso cérebro por acabar apagando a memória pó conta de estresse e/ou eventos traumáticos?
(Só fiz essa pergunta por curiosidade e achei aí seria mais rápido a se eu fizesse aqui.)
Soluções para a tarefa
Resposta:
Olá! <3
Explicação:
Creio que não! o estresse pode sim nos desestabilizar, mas acho que não ao auge de acabar "apagando memórias". Já quando falamos de trauma, que é mais pesado, podem ocorrer falhas ao lembrar o acontecido, mas não acho que seja "pra tanto"...
O estresse pós-trumático é definido como um sofrimento psíquico que a pessoa passa devido à exposição a uma experiência traumática que ela tenha vivenciado. Geralmente a pessoa vivenciou, assistiu, testemunhou ou foi confrontada com um ou mais situações negativas envolvendo um sofrimento real ou uma situação ameaçadora na qual a pessoa pode reagir com intenso medo, impotência ou horror.
A pessoa que sofreu um estresse pós-traumático pode apresentar dificuldades em sintetizar, categorizar e integrar a memória traumática numa narrativa, ou seja lembrar do episódio e relatar os detalhes do que ocorreu e como foi sua reação e a reação de outrem. A vítima apresenta dificuldade de acessar fragmentos dos eventos em sua memória, a memória perde a sua intensidade emocional, existe um déficit na estrutura do discurso e o desenvolvimento dos relatos tende a permanecer com expressão emocional intensa.
Pode causar também uma diminuição da atividade pré-frontal, que é uma região importante para os circuitos da formação das memórias e prejuízos na área de Broca (área responsável pela expressão da linguagem). Essas alterações encontradas no cérebro que estão associadas ao estresse pós-traumático pode estar associada ao não enfrentamento do sentimento e medo e à labilidade ou desregulação emocional.
Espero ter ajudado :)))