O navio negreiro negras mulheres, suspendendo às tetas magras crianças, cujas bocas pretas rega o sangue das mães: outras moças, mas nuas e espantadas, no turbilhão de espectros arrastadas, em ânsia e mágoa vãs! [. ] se o velho arqueja, se no chão resvala, ouvem-se gritos. O chicote estala. Alves, c. O navio negreiro. In: facioli, v. ; olivieri, a. C. (org. ). Antologia de poesia brasileira: romantismo. São paulo: ática, 1985. A estratégia usada pelo poeta para obter apoio à abolição da escravatura é a a) apresentação de quadro que prova a ineficiência da mão de obra importada. B) construção de perfil que comprova o caráter de seletividade do regime servil. C) descrição de cena que comove o leitor por causa da desumanidade praticada. D) exibição de miséria que provocou o afastamento de população da terra natal. E) utilização de personagem que ilustra a tese do primitivismo do elemento africano
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
O trecho de O Navio Negreiro, de Castro Alves, revela a estratégia do autor de descrever cenas extremamente violenta e desumanizadas para causar um sentimento de comoção no leitor, ou seja, alternativa C.
O navio negreiro - Castro Alves
O poema de 1869 intitulado de "O Navio Negreiro" é um dos mais famosos do escritor baiano Castro Alves. O texto tem alto teor abolicionista por causa:
- Da indignação contra as tiranias.
- Da preocupação de relatar as condições dos navios, onde eram transportados os escravos para o Brasil.
- Do uso de narrativa vibrante e uma linguagem que denunciava as precárias condições dos viajantes.
Saiba mais sobre O Navio Negreiro em: https://brainly.com.br/tarefa/665370
#SPJ1
Perguntas interessantes