O nascimento das ciências sociais está relacionado com o surgimento da sociedade capitalista. Este novo modelo de produção, consolidado após as Revoluções Francesa e Industrial, gerou uma série de mudanças na sociedade, bem como criou momentos de instabilidade e conflito. Assim, pensar a sociedade neste momento de intensas transformações na história humana foi essencial para os primeiros sociólogos. Algumas das principais mudanças foram:
Soluções para a tarefa
Você esqueceu as alternativas.
Escolha uma:
a. A chegada da burguesia ao poder; aumento da produção; surgimento do proletariado e êxodo urbano.
b. Aumento da produção; prosperidade urbana; intensa industrialização e surgimento do proletariado.
c. A chegada da burguesia ao poder; empobrecimento do clero; distribuição igualitária de renda e intensa industrialização;
d. Surgimento do proletariado; aumento da produção; abandono das atividades no campo e declínio da burguesia.
e. A chegada da burguesia ao poder; intensa industrialização; aumento da produção e surgimento do proletariado.
Agora podemos responder.
Letra E.
Marx e Engels refletiram sobre a organização da sociedade onde a minoria, é composta pela burguesia, ou seja, aquela que detém a maior parte do capital, e, a maioria é composta pelo proletariado, parcela da população que busca condições favoráveis de vida através do trabalho assalariado, ou seja: A camada financeiramente mais rica e a parcela segregada, fato exposto por Marx em suas teorias sobre a luta de classes.
Deste modo, observamos que as desigualdades sociais surgem na medida que o capitalismo floresce sendo uma grande problemática que deve ser sanada por medidas e políticas afirmativas promovidas pelo governo federal.
A resposta correta é a alternativa (E)
surgimento do proletariado.