Saúde, perguntado por Ming13, 1 ano atrás

O Município X fez um levantamento sobre as condições de vida e de saúde mais frequente e observou-se que 48% das famílias tinham renda de um a três salários mínimos, baixa cobertura vacinal; hipertensos e diabéticos sem acompanhamento médico; alto índice de crianças menores de seis meses em aleitamento artificial e grande incidência de crianças, menores de dois anos, apresentando doenças diarreicas. (Adaptado de Ministério da Saúde, 2001, pg.15)

Diante deste cenário, foi implantada a Estratégia de Saúde da Família no Município, para isto será reformada a Unidade Básica de Saúde que abrigará a primeira equipe de Saúde da Família.

Discuta os cuidados deverão ser adotados em relação a estrutura física da UBS, os profissionais que deverão compor a equipe de Saúde de Família, o NASF e quais as possíveis ações à serem desenvolvidas para melhorar as condições de saúde apresentadas.

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
14
Obs: Isso aqui é so para servi de base,fale com sua palavra,para não da plagio e coloquem em Word para enviar,pq caso contrario o tutor pode dar zero.
Introdução
Este trabalho é sobre: A estrutura física da UBS, os profissionais que deverão compor a equipe de Saúde de Família, o NASF e quais as possíveis ações à serem desenvolvidas para melhorar as condições de saúde apresentadas.
Desenvolvimento
De acordo com o MS um ambiente confortável, em uma Unidade Básica de Saúde deve apresentar componentes que atuam como modificadores e qualificadores do espaço como, por exemplo: recepção sem grades, para que não intimide e garanta privacidade ao usuário; colocação de placas de identificação dos serviços existentes e sinalização dos fluxos; espaços adaptados para as pessoas com deficiência. Todos os espaços da UBS deve ser ventilados,ter boa iluminação e serem limpos.
Deve conter:Recepção, Consultório (medico, enfermeiro, ginecológico), Sala de procedimentos, Sala de vacinas, Sala de Curativos, Sala de Reuniões, Copa/Cozinha, Área de Deposito de Materiais de Limpeza, Banheiros, Deposito de lixo, Sala de Administração ou Gerência, Almoxarifado, Farmácia...
As Equipes de ESF é composta por:Medico,enfermeiro,Acs,tecnico ou auxiliar de enfermagem,Cirugião dentista,tecnico ou auxiliar de saude bucal. A equipe do Nasf é composta de acordo com as necessidades da UBS e territorio e em geral é multiprofissional.
Para que aja saude para os casos citados deve se orientar as pessoas,assim:
Hipertensos e diabeticos: maneira no consumo de sal,acucar,gorduras;praticar atividades fisicas,tomar remedio corretamente...
Para as criancas com diarreia lavar os alimentos antes de comer e beber agua potavel
Fazer palestras para motivar as maes a amamentarem e fazer campanhas de vacinação
Referencias
Google

lu24ana: obrigada querida!
iranimarciaalec: obrigada
Respondido por danielepaulater
4

O objetivo das Unidades Básicas de Saúde (UBS) é ser a porta de entrada do usuário no SUS, e as equipes da Estratégia Saúde da Família é responsável por garantir à integralidade da atenção a saúde, bem como oferecer cuidados contínuos e de qualidade. Deve ser oferecido atendimento gratuito em pediatria, ginecologia, clinica geral, enfermagem e odontologia.  

No caso da UBS citada na situação problema, a reforma da estrutura física deve estar em conformidade com as especificações do Departamento de Atenção Básica, na construção devem ser observados as instalações elétricas e hidráulicas, a luminosidade, o piso e os revestimentos devem ser fáceis de limpar e o ambiente deve ser acolhedor, todos os espaços devem ter janelas, para possibilitar a circulação de ar.  

As UBS devem ser compostas por recepção, consultórios médicos, odontológico e de enfermagem, sala de acolhimento, sala de para administração e gerência, local para atividades coletivas, sala de coleta de exames, procedimentos, medicação e observação, curativos, nebulização, observação, sala de vacina, áreas de apoio (banheiros, copa, cozinha), armazenamento de arquivos, deposito de lixo.  

As UBS podem atuar com uma ou mais equipes de saúde da família, depende da quantidade de famílias residente naquele território, as equipes multiprofissionais devem ser compostas por: médicos, enfermeiros, cirurgiões dentistas, que podem ser generalistas ou especialistas em saúde da família, auxiliar ou técnico de enfermagem, agentes comunitários de saúde, auxiliares de saúde bucal e/ou técnico em saúde bucal.  

Devido às necessidades existentes nos territórios, a dificuldade em oferecer cuidados acolhedores e resolutivos o Ministério da Saúde instituiu o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) para servir de apoio e dar suporte à atenção básica, com a finalidade de aumentar a qualidade dos cuidados e aumentar a resolutividade, conforme as necessidades observadas nos territórios.  

A equipe NASF é composta por profissionais de diferentes profissões e especialidades, como: fisioterapeuta, educador físico, assistente social, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, nutricionista, medico veterinário, homeopata, psiquiatra, geriatra, ginecologista, obstetra e profissional de arte e educação.  Essa composição é determinada pelo gestor municipal, segundo o perfil epidemiológico e as necessidades mais frequentes da população.  

Diante a problematização observada na região X, podem ser implantadas ações para melhorar as condições de saúde daquela população, tais como: ações com objetivo de conscientizar a população em relação à importância da vacinação, distribuição de panfletos, com a finalidade de atingir maior numero de pessoas possíveis, buscar parceria com as escolas, levando a informação aos alunos, abordar os pais, para que os mesmos tenha consciência da importância de vacinarem seus filhos.  

Quanto aos hipertensos e diabéticos, fazer busca ativa de casos, acompanhamento e tratamento, oferecer um café da manhã ou chá da tarde com objetivo de trazê-los até a unidade, e neste encontro então oferecer palestras educativas sobre os benefícios da alimentação saudável, evitar excesso de sal, açúcar gorduras, aliada a atividades físicas; trabalhar os aspectos emocionais dos pacientes, por meio de apoio psicológico; além de dinâmicas em grupo, aferição de pressão e medição de glicemia.  

Quanto às crianças diarreicas e em aleitamento artificial, começar uma ação educativa com as mães desde o pré-natal, sobre a importância do aleitamento materno, a introdução alimentar, cuidados na preparação dos alimentos, bem como ferver a água para consumo. Fazer o acompanhamento de puericultura com essas crianças, e encaminhando a outros profissionais se necessário.  


Perguntas interessantes