O município de Araraquara editou lei impedindo que farmácias sejam abertas em uma distância menor que 1 km entre elas. Em sua exposição de motivos, os parlamentares justificaram que a concentração de farmácias em uma distância menor que a legal impediria que todos os munícipes tivessem acesso aos serviços essenciais. Assim, para os parlamentares, a imposição de uma distância mínima faria com que mais bairros pudessem ter farmácias dentro do município. Considerando o caso acima, assinale alternativa correta:
A) A lei municipal é constitucional, tendo em vista que busca os objetivos da justiça e do bem-estar social de todos os munícipes.
B) A lei municipal é inconstitucional, por impor restrições que afrontam o princípio da liberdade do exercício da atividade econômica.
C) A lei municipal é inconstitucional, porque o Estado não pode regulamentar atividades econômicas.
D) A lei municipal é constitucional, tendo em vista que a liberdade do exercício de atividade econômica não é um direito absoluto.
E) Apenas a lei pode impor autorização dos órgãos públicos para o funcionamento de atividades econômicas, motivo pelo qual a lei é constitucional.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
Letra B - A lei municipal é inconstitucional, por impor restrições que afrontam o princípio da liberdade do exercício da atividade econômica.
Perguntas interessantes
Português,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Geografia,
6 meses atrás
Artes,
7 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Inglês,
1 ano atrás