O mundo virou de ponta cabeça e o alcance da visão precisa crescer ainda mais
O mundo virou de ponta cabeça e o alcance da visão precisa crescer ainda mais por Luisa Maria Sarabia Cavenaghi 2 horas atrás
Olá aluno (a) seja bem-vindo ao fórum da disciplina Gestão Organizacional. Apresento a seguir, um artigo, que trata do tema “O mundo virou de ponta cabeça e o alcance da visão precisa crescer ainda mais.” Leia o artigo na integra, acesse o link:
O mundo virou de ponta cabeça e o alcance da visão precisa crescer ainda mais
Na escalada corporativa, normalmente o colaborador que faz boa gestão de sua equipe e que a desenvolve se torna um líder. Exceções à esta regra obviamente acontecem, mas podemos dizer que esse é o caminho natural das coisas.
No entanto, o papel do líder é muito diferente e mais complexo do que o do "manager". A transição requer que o profissional mude o foco do presente e do curto e médio prazos para o futuro. Acontece, neste momento também, outra migração de foco: se começamos nossa carreira cuidando de tarefas, ao crescermos precisamos cuidar cada vez mais de nossos relacionamentos.
Alguns desses relacionamentos são muito claros, e outros nem tanto. Até pouco tempo atrás, era suficiente para o bom líder entender necessidades de clientes e colaboradores. O mundo virou de ponta-cabeça e, agora, o alcance da visão precisa crescer ainda mais. É necessário trazer para o núcleo da tomada de decisão, além de pares, subordinados e clientes, fornecedores, parceiros, comunidade. A equação se torna cada vez mais complexa na medida em que a quantidade de partes interessadas cresce e se distancia.
Soluções para a tarefa
Como o exercício indica que o excerto apresentado é um tema para ser debatido em fórum, uma sugestão é propor uma discussão suscitada pela leitura do artigo: a questão do "timing", ou oportunismo.
- Um dos atributos tradicionais da liderança, o senso de "timing" também mudou nos novos tempos e exige adaptabilidade.
- Confira abaixo ideias para a argumentação no fórum. Lembre-se de usar suas próprias palavras.
O oportunismo e as mudanças no mundo corporativo
O excerto menciona as transformações no mundo dos negócios que exigem adaptação das lideranças, para incluir visão de longo prazo e abranger relações cada vez mais amplas. Uma outra forma de refletir sobre isso é pensar no senso de oportunidade, o chamado "timing".
- Uma das características tradicionais da liderança é o oportunismo. Além de saber fazer ou saber falar, é preciso saber quando fazer e quando falar.
- Como o artigo em excerto indica, o mundo corporativo virou de cabeça para baixo. Isso, em parte, acontece porque a noção de tempo mudou.
- O tempo se acelerou com as redes sociais e o imediatismo dos clientes, que podem acompanhar os negócios em tempo real. Com isso, suas demandas e interesses mudam, igualmente, muito rápido.
- Com isso, o líder experimenta um paradoxo. Precisa pensar à frente, mas seu futuro se transforma junto com o presente, que está mais movediço do que nunca.
- Uma das aptidões necessárias para um líder, então, passa a ser uma capacidade de simulações mentais muito rápida.
- Como um jogador de xadrez, o líder agora precisa estar continuamente criando cenários hipotéticos para as próximas jogadas, sempre levando em conta o interesse dos clientes e colaboradores, da mesma forma como um enxadrista zela por suas peças.
- Mais do que timing ou oportunismo, assim, o líder agora precisa ter a capacidade de enxergar campos de possibilidades. É mais um aspecto daquilo que o artigo citado refere como "alcance da visão".
Continue aprendendo sobre gestão organizacional aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/51774618
#SPJ1
Resposta:
O que é uma cultura colaborativa?
A cultura colaborativa é uma filosofia de gestão que promove a colaboração, em uma hierarquia horizontal onde todos resumem de alguma forma como a empresa funciona. Dessa forma, os gestores devem exercer uma liderança democrática, ouvindo e respeitando as ideias e opiniões dos colaboradores para extrair melhorias e inovações. Além disso, esse estilo de gestão permite que as pessoas que compõem a empresa se alinhem aos valores e filosofias da organização, pois participam ativamente do crescimento da organização, melhoram o desempenho individual de cada funcionário e influenciam o desempenho geral da empresa.
Uma cultura colaborativa é importante porque incentiva os colaboradores a compartilharem seus pensamentos e experiências sobre diversos assuntos da organização, seja para resolução de problemas ou melhoria, resultando em maior interação e comprometimento com o propósito dentro da equipe!
Explicação:
Opinião!!