O mundo europeu ocidental começou a sofrer transformações substantivas do ponto de vista econômico, político, cultural, científico, artístico, social e ideológico, a partir do século XIV. Do ponto de vista econômico, a expansão do comércio além-mar, para além das fronteiras da Europa ocidental, pelos italianos (séculos XIV e XV), pelos portugueses, espanhóis ingleses, holandeses (a partir do século XVI), propicia o crescimento das principais cidades européias, o enriquecimento de um novo grupo de comerciantes, atrai os camponeses e servos dos feudos para as cidades e desencadeia um processo de desmoronamento do poder dos senhores feudais, que detinham até então o poder econômico, político e ideológico, juntamente com os poderes religiosos da Igreja Católica.
BARBOSA, Holda Coutinho. Sociologia da Educação I. Palmas: Educon, 2007.
O trecho acima contextualiza o ambiente em que surgiu a Sociologia, ou seja, em uma Europa ainda desorganizada, em um contexto citadino, muito diferente do bucólico campo, o qual era marcado pela tranquilidade e maior simplicidade das relações sociais. Considerando este cenário próprio da formação da Sociologia, considere V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas:
( ) Sociólogos clássicos, como Weber e Marx, estudaram as relações sociais estabelecidas após a fixação do contexto urbano como cenário de vida das pessoas.
( ) A Sociologia é uma ciência que busca compreender a presença do homem e sua relação com o espaço e o tempo.
( ) Apesar da mudança do contexto europeu para as cidades, as relações sociais continuaram existindo em franca paz e tranquilidade.
( ) Com a ampliação da oferta dos postos de trabalho, houve uma diminuição da tensão social, conforme a Sociologia explica.
A sequência que contempla corretamente as afirmativas é:
Alternativas
Alternativa 1:
V, V, F, F
Alternativa 2:
V, F, V, F
Alternativa 3:
V, F, F, F
Alternativa 4:
F, V, V, V
Alternativa 5:
F, V, V, F
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
a
Explicação:
Perguntas interessantes