O multiculturalismo brasileiro não é recente. Desde o início da colonização, os portugueses invadiram as terras dos povos nativos e impuseram-lhes sua religião e seus costumes. Os povos trazidos na condição de escravos também mantiveram consigo suas identidades culturais. No início do século XX o Brasil recebeu milhares de imigrantes que fugiam de regiões de conflito bélico na Europa. Na década de 2010 tivemos fluxos refugiados sírios, venezuelanos e haitianos vindo para o Brasil em busca de uma vida mais digna. Nossa história é permeada de multiculturalidade, mas:
Aa) o preconceito racial, velado ou explícito, ainda é presente no cotidiano de muitas pessoas no Brasil.Bb) Hoje já não temos problemas com preconceitos raciais, uma vez que a legislação vigente é suficiente para garantir que nenhuma violência aconteça para esses grupos.Cc) o que é mais presente é o racismo inverso, uma vez que os negros não encontram barreiras de acesso a oportunidades.Dd) Os efeitos do preconceito no Brasil há estão superados, uma vez que a distribuição de riquezas é igual entre brancos, negros e indígenas.Ee) não existe racismo no Brasil desde que foi abolida a escravidão.
tata64:
resposta letra A
Soluções para a tarefa
Respondido por
22
De fato a alternativa A está correta.
Na sociedade que vivemos atualmente, é interessante levar em consideração a diversidade e a pluralidade cultural como fatores diretamente ligados ao multiculturalismo.
Por isso, cabe não só ao setor público e privado, como a nós, indivíduos que convivem entre si, a promoção de políticas afirmativas que valorizem os costumes, tradições, valores e ideologias de cada grupo.
Assim, ao viver em uma comunidade de bem estar social, todos estaremos aptos a conviver sem preconceito.
Respondido por
12
Resposta:
letra A
Explicação:
a) o preconceito racial, velado ou explícito, ainda é presente no cotidiano de muitas pessoas no Brasil.
Perguntas interessantes
Lógica,
7 meses atrás
Português,
7 meses atrás
ENEM,
7 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Português,
11 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Psicologia,
1 ano atrás