o movimento relacionado ao projeto educativo de cidade não é restrito à AICE, mas se fortaleceu pelo mundo com a fundação da associação. No Brasil, desde a publicação do relatório de Edgar Faure em 1973, somado às ideias de Paulo Freire, que anunciava o potencial educativo das cidades na década de 1990, e às ideias de Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo e Mayumi Souza Lima, os quais se preocuparam com a reconfiguração dos espaços escolares, buscou-se atender aos novos paradigmas pedagógicos associados à educação integral por meio de territórios educativos.” Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro, BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: InterSaberes, 2018. p. 137. Considerando essas informações e os demais conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, assinale a alternativa que indica corretamente os territórios que foram o marco referencial de projetos educativos no território urbano brasileiro: A Bairro-Escola de Moema em São Paulo (1997); o Bairro-Escola Rio Iguaçu em Curitiba; e a Escola Integrada de Belo Horizonte (2007). B Bairro-Escola de Foz do Iguaçú (2005); o Bairro-Escola Rio Vermelho em Salvador; e a Escola Integrada de São Paulo (2007). C Bairro-Escola da Vila Madalena em São Paulo (1997); o Bairro-Escola de Nova Iguaçú (2005); e a Escola Integrada de Belo Horizonte (2007). D Bairro-Escola da Vila Operária em Manaus (1997); o Bairro-Escola de Nova Iguaçú (2005); e a Escola Integrada de Belo Horizonte (2007). E Bairro-Escola da Vila do Carmo em São Paulo (1997); o Bairro-Escola de São Bento (2005); e a Escola Integrada de Juiz de Fora (2007).
Soluções para a tarefa
O texto aborda um ponto interessante sobre as cidades educadoras, bem como os paradigmas pedagógicos que fortalecem os projetos educativos no ambiente nacional. A alternativa que apresenta os projetos educacionais no território urbano está em bairro escola de Moema em São Paulo.
Como observamos as cidades educadoras?
As cidades educadoras não são interdependentes de seu local pois ela carrega os valores e o desenvolvimento daquela sociedade, e, a declaração universal dos direitos humanos bem como a constituição federal colocam auxiliam na proteção do indivíduo dentro desse aspecto.
Por fim, observar o projeto urbano está justamente na forma como a educação, entendendo os paradigmas sociais e como o potencial educativo pode ser colocado em prática, preparando os indivíduos para a sociedade.
Mais sobre o projeto educacional:
https://brainly.com.br/tarefa/14805281
#SPJ1