Artes, perguntado por kkpp2019, 1 ano atrás

o movimento pop art e sua influência na sociedade de consumo​ ME AJUDEM É URGENTE!!!!

Soluções para a tarefa

Respondido por egnaldo22
3

O movimento pop art é um expoente da sociedade de consumo, no sentido de que ele representa a fácil cópia e a falta de unicidade das obras, isto é, por exemplo, diferente de obras de arte até então, que eram ÚNICAS. Warhol, por exemplo, teve obras que foram feitas exatamente iguais várias e várias vezes. Além disso, muda-se a temática da arte. Nesta época, já havia fotografia e filmagem, portanto, a pintura perde seu caráter fotográfico e assume um papel diferente. Neste caso, os artistas pop se encarregaram de carregar a arte deles de um novo significado, trazendo a arte mais para perto do público, com temáticas mundanas, casuais, simples.

Vale lembrar também que estamos falando do período logo após a segunda guerra mundial, o que aponta a popularidade de aparelhos televisivos nas casas norte-americanas e europeias. A TV agiu como fogo de palha para a pop art, já que era responsável por ditar as tendências a serem seguidas. Como ocorre com vários movimentos, o nome Pop Art veio de gente de fora do movimento. Segundo críticos, a pop art é, literalmente, arte popular, arte que está na moda.

A Pop Art, portanto, serviu como meio de trazer a sociedade de consumo para o mundo da arte, com a distanciação da arte erudita e a aproximação ao capitalismo. Tanto que o próprio Warhol se referia ao seu ateliê como uma 'fábrica', devido a não somente as técnicas empregadas, mas também este caráter de criação sob demanda.

Perguntas interessantes