ENEM, perguntado por isabelola9093, 2 meses atrás

O movimento pela reforma sanitária eclodiu na década de 1970 em meio a opressão do regime militar instaurado no Brasil, e reivindicava uma série de mudanças na área da saúde, a fim de torná-la mais acessível, democrática e consequentemente melhorar a vida da população. Esse movimento cresceu e ganhou força com o passar dos anos, principalmente com a adesão por outros grupos e setores da sociedade que se uniram não somente pelas pautas de saúde, mas também pelo fim da ditadura e redemocratização do país. Esse movimento culminou, anos mais tarde, na reforma do sistema de saúde que deu origem ao Sistema Único de Saúde (SUS) que democratizou a saúde e tornou a sociedade participante de sua gestão. Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir: I. A Conferência Nacional de Saúde realizada em 1986 foi um marco histórico da luta pela Reforma Sanitária no Brasil. II. Antes do Sistema Único de Saúde ser criado, o modelo vigente de Saúde no Brasil tinha como ênfase a promoção de saúde e prevenção de doenças. III. Antes da criação do Sistema Único de Saúde, não existia um sistema de saúde público universalizado no Brasil. Considerando as afirmativas apresentadas, é correto o que se afirma em: Escolha uma:

Soluções para a tarefa

Respondido por saidakicachorro
4

Resposta:

Conferência Nacional de Saúde de 86 foi um evento importante para a Reforma Sanitária no Brasil, da mesma forma que o SUS foi importante, antes dele não existia um sistema de saúde publico universalizado no Brasil (alternativa D).

Existia um sistema de saúde público sim antes do SUS, mas esse sistema era apenas para os trabalhadores formais, nem os informais tinham acesso, além disso, era bastante limitado.

Com o advento do SUS a saúde passou a ser universal, atendendo mulheres, crianças, trabalhadores informais e qualquer pessoa que precise de ajuda.

Explicação:

1 e 3

Perguntas interessantes