História, perguntado por bellmor, 1 ano atrás

O movimento ocorrido em Pernambuco, em 1817, foi uma tentativa regional separatista fracassada. Por que ela foi considerada pelos políticos conservadores como uma anarquia ?

Soluções para a tarefa

Respondido por elf
621
O movimento além de proclamar a República tinha elementos claramente libertários como a abolição dos impostos e liberdade de imprensa. Mas a revolução fracassou pela falta de preparo militar dos insurretos (revolucionários) diante da forte reação da Coroa Portuguesa.

bellmor: obrigadão, salvou minha vida
Respondido por EduardoPLopes
92

Os políticos conservadores a consideravam "anárquica" pois ela era anti-monarquista, defendendo ao invés do sistema de privilégios hereditários com os quais já estavam acostumados os conservadores, um sistema de eleições que se baseava nos ideais da Revolução Francesa.

Por ser uma ameaça à ordem estabelecida foi vista com maus olhos pelos monarquistas brasileiros, ao mesmo tempo que recebeu o apoio internacional de países republicanos (como os Estados Unidos), que continuaram a negociar com os revoltosos apesar dos embargos oficiais promovidos por Portugal.

Perguntas interessantes