História, perguntado por bielolv18, 11 meses atrás

o movimento iluminista do século XVII representou uma?

Soluções para a tarefa

Respondido por deborab229
2

O movimento Iluminista surgiu na França no fim do século XVII, perdurando até o fim do século XVIII. A definição do seu início é nebulosa, ao que muitos historiadores preferem datar o século XVIII como o Século das Luzes e adotar esse período como genuinamente iluminista, já que foi neste século o apogeu do movimento.  Alguns filósofos que despertaram o surgimento dessa corrente de pensamento foram John Locke (1632-1704), Baruch Spinoza (1632-1677) e Pierre Bayle (1647-1706), assim como o matemático Isaac Newton (1643-1727).

O Iluminismo teve maior intensidade na França, tendo influenciado a Revolução Francesa. Seu pensamento progressista e libertário também exerceu influência sobre outros movimentos sociais históricos mundiais, como a independência das colônias inglesas na América do Norte e a Inconfidência Mineira, ocorrida no Brasil.

A burguesia da época teve especial interesse na filosofia iluminista, pois, apesar de possuírem poder monetário, não possuíam o poder político que almejavam. O Antigo Regime ainda reinava na França e, por isso, o rei detinha os poderes absolutos. Além disso, o governo interferia nas questões econômicas e limitava as práticas mercantilistas.

No entanto, alguns monarcas europeus do período foram chamados de déspotas iluminados, déspotas esclarecidos ou soberanos filósofos, como Catarina II da Rússia (1729-96), Frederico II da Prússia (1712-86) e Maria Teresa d’Áustria (1717-80). Esses representantes muitas vezes apoiaram e fomentaram pensadores iluministas e até tentaram aplicar suas ideias às suas formas de governo. Com medo de perderem seus poderes, esses líderes tentavam uma conciliação entre o governo absolutista e as ideias de progresso iluminista.

Perguntas interessantes