Saúde, perguntado por biabeatrizmonteiro, 8 meses atrás

O movimento da Medicina Social apareceu na América Latina no final da década de 1960 e no início dade 1970. Em seu centro está a discussão acerca da valorização do social enquanto esfera de determinação dos adoecimentos e possibilidades de saúde, na prevenção das doenças e na promoção da saúde. O movimento da reforma sanitária brasileira, surgido em meados da década de 1970, tinha como principal bandeira a luta pela democratização da saúde. A democratização da saúde, implica na elevação da consciência sanitária sobre saúde e seus determinantes e o reconhecimento do direito à saúde, inerente à cidadania, garantindo o acesso universal e igualitárioao Sistema Único de Saúde (SUS) e participação social no estabelecimento de políticas e na gestão, Paim, 2008)". Para atender a esta forma de participação organizada da população na gestão de saúde pública no Brasil, foram criados os os Conselhos Participativos da Saúde, que é essencial na oferta e gestão dos serviços de saúde no Brasil, desde 1988 com a promulgação da Consitutição. Então, propomos como desafio, que pesquisa e responda: I - Cite uma instância de Conselho Participativo na Saúde, Municipal, Estadual ou Federal. II - Analise uma de suas funções.

Soluções para a tarefa

Respondido por vanessafonntoura
5

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) deve ser considerada por ser uma instância de colegiado que se manifesta em um permanente elemento do sistema de integração da estrutura da organização do Ministério da Saúde.

O CNS tem eleições que ocorrem em anos diversos para escolher seus elementos dos membros do qual devem se candidatar aspectos das regras consideradas como regimentais.

CNS é de responsabilidade para a conferência de fóruns para a participação sociais para aprovação do orçamento da saúde.

Espero ter ajudado.

Perguntas interessantes