O movimento Cultura Maker é uma evolução do “Faça você mesmo”. O conceito principal é que qualquer pessoa, dotada das ferramentas certas e do devido conhecimento, pode criar as suas próprias soluções para problemas do cotidiano. O que tem impulsionado o movimento é o surgimento de novas tecnologias, como as impressoras 3D, máquinas de corte a laser, kits de robótica e o próprio acesso massivo à internet banda larga.”De acordo com a definição do texto e levando em consideração as aulas de Tecnologia, escreva com suas palavras o que você entende por Cultura Maker e dê exemplos. *
Soluções para a tarefa
Resposta:
Considerado uma extensão da filosofia “Do It Yourself!”, o movimento da cultura maker apresenta a ideia de que qualquer pessoa consegue construir, consertar ou criar seus próprios objetos. Esse movimento começou a tomar forma no final dos anos 1960, absorvendo um pouco do conceito de ausência de regras e independência individual da cultura punk.
Com a revolução digital e a facilidade de acesso aos recursos tecnológicos, essa ideia vem tomando conta de um grande número de pessoas interessadas em criar e compartilhar projetos pautados pela tecnologia.
Por exemplo, grandes organizações passaram a dialogar com os makers para desenvolverem produtos com maior agilidade e que atinjam diretamente as necessidades desse novo consumidor. Com isso, o cenário empreendedor ampliou-se, e a hegemonia da indústria foi quebrada.
Graças à cultura maker, qualquer pessoa pode ser uma espécie de “professor Pardal”. Basta assistir a um vídeo no YouTube que você aprende sobre um produto e pode reproduzi-lo de forma artesanal.
Nesse processo, se você tiver uma ideia inovadora (mesmo com recursos limitados) é possível aplicar a tecnologia disponível e colocá-la em prática de forma independente — para desenvolver protótipos de produtos de uso doméstico ou com fins comerciais.
Explicação:
A Cultura Maker pode ser vista como um movimento traz a ideia de que os alunos podem ser criadores de algum tipo de produto e/ou serviço que faça a diferença no dia a dia de todas as pessoas.
Nessa dimensão da realidade, o objetivo do movimento maker é fazer com que o aluno possa ser protagonista dentro e fora do ambiente escolar. Naturalmente, os resultados conseguidos são importantes para a melhoria da imagem e promoção da escola em que o aluno estuda.
Como exemplo de produto criado por um aluno, podemos citar:
um aplicativo que ajuda na resolução de questões para as provas das disciplinas escolares.
Aprenda mais sobre esse tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/27280857#:~:text=Verificado%20por%20especialistas,-3.0%2F5&text=A%20cultura%20maker%20defende%20que,de%20ideias%20entre%20as%20pessoas
Dê valor aos esforços dos seus pais. :)