Administração, perguntado por hamiltonsantoshs48, 10 meses atrás

O movimento conhecido como QVT (Qualidade de Vida no Trabalho) tem suas origens formais vinculadas ao desenvolvimento da abordagem sócio-técnica. Para a professora e pesquisadora Ana Cristina Limongi-França, integrar promoção de saúde e qualidade de vida no trabalho representa um desafio político e organizacional. Do ponto de vista político, pela ausência de valores, estratégias, metas e agenda. Essa ausência interfere negativamente nos setores de Segurança e Saúde Ocupacional de grande parte das empresas nacionais e internacionais. Do ponto de vista organizacional, os quadros enxutos, sobrecarregados de relatórios, registros e fornecedores que, quase sempre não têm priorizado os aspectos educacionais que a promoção de saúde integrada à qualidade de vida no trabalho exige. Não tem sido comum conciliar os novos conhecimentos de saúde e bem-estar à qualificação profissional, pressão tecnológica, com novos estilos de vida no trabalho. Sabendo-se que o trabalho em turno e noturno se enquadra um risco considerado ergonômico. Diante disso, analise as afirmativas a seguir: I. O ser humano é uma espécie que pode ser diurna ou noturna, independente do que se faz em qual das fases. II. O ser humano está adaptado a realizar atividades na fase luminosa do dia e repousar na fase escura, sendo pouco adaptado a visão noturna. III. Problemas respiratórios e estresse também pode afetar a qualidade do sono, causando sonolência durante o dia e dificuldade de dormir à noite. IV. O organismo percebe a iluminação solar (ou ausência dela) e regula todos os processos biológicos, como o despertar e o sono, fome, digestão, independente do horário que o profissional trabalha. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I e II, apenas. Alternativa 2: II e III, apenas. Alternativa 3: I, II e III apenas. Alternativa 4: II, III e IV, apenas. Alternativa 5: I, III e IV apenas.

Soluções para a tarefa

Respondido por CesarFranchi
6

Resposta:

alternativa 4: II,III e IV apenas.

Explicação:

Unidade IV pág. 169. Análise Ergonomica do Trabalho

O ser humano é uma espécie diurna, adaptada a realizar atividades na fase luminosa do dia e repousar na fase escura; inclusive nosso sistema visual é adaptado para ver com certa incidência luminosa e é pouco adaptado à visão noturna. Assim, somos programados para, em geral, dormir à noite e permanecer ativos durante o dia (podem também ocorrer momentos de repouso ao longo do período claro do dia). O organismo percebe a iluminação solar (ou ausência dela) e regula todos os processos biológicos, como o despertar e o sono, fome, digestão, evacuação, ciclos hormonais, predisposição para atividade física etc. Alguns fatores intrínsecos ao organismo podem alterar o ritmo de sono de forma natural ao longo da vida. É comum alterações no sono na adolescência (tendência a dormir e acordar mais tarde) e na velhice (tendência a dormir e acordar mais cedo). Problemas respiratórios e estresse também pode afetar a qualidade do sono, causando sonolência durante o dia e dificuldade de dormir à noite (MARTINEZ et al., 2008). Existem também características individuais que predispõem as pessoas a estarem mais ativas à noite ou mais ativas durante o dia. Estes são chamados de indivíduos vespertinos e matutinos. Os indivíduos matutinos acordam mais facilmente de manhã, têm maior disposição de manhã e têm sono mais cedo;


celsobackup2: Estou na dúvida por causa da expressão "independente do horário que o profissional trabalha", que não consta no livro texto. Não altera a veracidade da premissa, mas na cabeça dessas professoras (@~!*) da Unicesumar, deve estar errado só porque não está no texto. >-(
pittramos164: resposta : correta II e III ,II. O ser humano está adaptado a realizar atividades na fase luminosa do dia e repousar na fase escura, sendo pouco adaptado a visão noturna.
III. Problemas respiratórios e estresse também pode afetar a qualidade do sono, causando sonolência durante o dia e dificuldade de dormir à noite.
Respondido por silvairati
0

Resposta:

Alternativa 4, concordo com o aluno!

Explicação:

Perguntas interessantes