O monopólio do comércio das colônias pela metrópole define o sistema colonial porque é através dele que as colônias preenchem a sua função histórica, isto é, respondem aos estímulos que lhes deram origem, que formam a sua razão de ser, enfim, que lhes dão sentido. […] o sistema colonial promovia, ao mesmo tempo acumulação de capitais, por parte dos grupos empresariais, e expansão dos mercados consumidores dos produtos manufaturados. […] É nesse contexto que se torna possível compreender o modo como se organizaram nas colônias as atividades produtivas […].”(NOVAIS, Fernando A. O Brasil nos quadros do antigo sistema colonial Fragmento 2“[…] a colonização dos trópicos toma o aspecto de uma vasta empresa comercial, mais completa que a antiga feitoria, mas sempre com o mesmo caráter que ela, destinada a explorar os recursos naturais de um território virgem em proveito do comércio europeu. É este o verdadeiro sentido da colonização tropical, de que o Brasil é uma das resultantes […].”(PRADO JR., Caio. Formação do Brasil contemporâneo) *
A)Segundo os fragmentos, a colonização do Brasil foi organizada a partir da exploração de recursos naturais, monopólio sobre o comércio e a produção colonial, e sistema de acumulação de riqueza voltado para os interesses de grupos empresariais da metrópole. Podemos considerá-las características do mercantilismo e sistema colonial praticados no Brasil entre os séculos XVI e XVIII.
Nos fragmentos apresentados no enunciado da questão, Caio Prado Jr. e Fernando Novais possuem ideias divergentes. Para Fernando Novais, o sentido da colonização do Brasil reside na liberdade de diferentes nações em acumular riquezas a partir do comércio de manufaturas praticado autonomamente no Brasil. Para Caio Prado Jr., a riqueza era resultado apenas da exploração de recursos naturais sem associação de uma vasta empresa comercial.
B)O monopólio comercial da colônia pela metrópole não pode ser considerado uma das características da prática do mercantilismo, pois limitaria a expansão do mercado.
O comércio europeu e os interesses metropolitanos não foram preponderantes para definir o sentido e a forma de produção e exploração colonial no Brasil. As colônias, a exemplo do Brasil e dos E.U.A., por possuírem plena autonomia econômica em relação às metrópoles europeias, formaram Impérios Coloniais com suas próprias metrópoles, como Salvador que foi a sede do Governo Geral no Brasil.
C)A exploração dos recursos naturais se limitaram apenas ao pau-brasil e minerais preciosos como o ouro, ambos encontrados na natureza. A cana-de-açúcar, o algodão e o tabaco não devem ser considerados produtos oriundos da exploração dos recursos naturais, pois são produções artificiais resultantes da intervenção humana e trabalho escravo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A
Explicação:
pois a colônia se deu por interesse mercantil
De acordo com as considerações de Fernando Novais e Caio Prado Jr., a alternativa correta é a letra A, já que as bases da exploração colonial da América Portuguesa foram a exploração de recursos naturais e o monopólio do comércio colonial por parte da metrópole.
O antigo sistema colonial
A exploração econômica das colônias na América se deu a partir das ideias mercantilistas, baseadas em elementos como:
- Monopólio do comércio colonial pela metrópole.
- Metalismo, ou seja, a busca e a acumulação de metais preciosos.
Assim, uma "boa" colônia seria aquela que tivesse grandes recursos naturais a serem explorados pela metrópole, de maneira a gerar riqueza para esta. Portanto, segundo Fernando Novais e Caio Prado Jr., o sentido histórico de uma colônia no sistema capitalista mercantilista era a exploração e a transferência de riqueza para a metrópole.
Assim, as alternativas B, C, D e E estão incorretas porque fazem afirmações falsas sobre os trabalhos dos autores, superestimam a autonomia das colônias e diminuem a amplitude do sistema colonial.
Entenda mais sobre mercantilismo aqui: https://brainly.com.br/tarefa/46633
#SPJ2