História, perguntado por dayanedesouzaal5746, 3 meses atrás

"[. ] o monarca não tem autoridade para apelar senão a si mesmo, e, portanto, está no estado de natureza, não na sociedade civil. Locke exclui a monarquia absoluta de qualquer forma aceitável de governo". CARNOY, Martin. Estado e teoria política. 2ª ed. Campinas: Papirus, 1988, pág. 29. Tomando como referência as ideais contratualistas e seus autores, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas. ( ) Thomas Hobbes (Leviatã). ( ) John Locke (Dois Tratados sobre o Governo Civil). ( ) Jean-Jacques Rousseau (Do Contrato Social). Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA. Escolha uma: a. V - F - V b. F - F - F c. F - V - F d. V - V - F e. V - V - V

Soluções para a tarefa

Respondido por gaabisilveira5
3

Acerca do assunto do Contrato Social em relação às referências as ideais contratualistas e seus autores, podemos concluir que (V) Thomas Hobbes (Leviatã). (V) John Locke (Dois Tratados sobre o Governo Civil). (V) Jean-Jacques Rousseau (Do Contrato Social). Portanto, todas são verdadeiras, alternativa E.

Contrato Social

O Contrato Social é uma metáfora para explicar a relação entre os seres humanos e o Estado, esta figura de linguagem foi utilizada por Thomas Hobbes, John Locke e Jean-Jacques Rousseau.

Para os contratualistas, o homem vivia em um Estado Natural, no qual não havia organização política, a partir do momento em que o homem se sente ameaçado e sente uma necessidade de se proteger, o Estado e o homem fazem uma espécie de acordo, com objetivo de garantir a sobrevivência, portanto, o homem aceita abdicar sua liberdade, se submetendo as leis do Estado e em troca o Estado se compromete em defender o homem.

Entenda mais sobre John Locke aqui: https://brainly.com.br/tarefa/8403248

#SPJ4

Respondido por johny007wolker
2

Resposta:

1)-"A modernidade abre-se com eventos de extraordinária repercussão:....O debate em torno da tolerância religiosa antecipará o debate a respeito da democracia, do respeito ao dissidente político".

a) V-O aumento do tráfego comercial... dos Estados Nacionais.

   V-A nova teoria política e...(sujeição) entre soberano e súditos.

   V-O novo mercado imporá o... das ideais contratualistas do Estado.

2)-“[...] o monarca não tem autoridade para apelar se nao a si mesmo, e, portanto, esta? no estado de natureza, nao na sociedade civil. Locke exclui a monarquia absoluta de qualquer forma aceitável de governo.''

b) V-Thomas Hobbes (Leviatã).

    V-John Locke (Dois Tratados sobre o Governo Civil).

    V- Jean-Jacques Rousseau (Do Contrato Social).

3)-“Direitos inatos, estado da natureza e contrato social foram os conceitos que, embora utilizados com acepções variadas, permitiram a elaboração de uma doutrina do Direito e do Estado a partir da concepção individualista de sociedade e de historia”.

b) V- Os direitos fundamentais surgiriam como um... do poder estatal.

   F- Os direitos fundamentais possuíam tripa limitação.

   V- Nesta época há uma maximização do individualismo.

4)-"A postura da maioria dos constituintes podia ser defendida como “liberal-democrata”...O Brasil independente entrava na era do arbítrio e da exceção".

c) V- Na constituinte de 1824...os liberais moderados e os democratas.

   F- Os liberais moderados defendiam que Dom P...a sua autoridade.

   V- Os democratas defendiam a ideia de que...pela nação brasileira.

5)- "Para a elaboração de um Código Civil é necessário, antes de mais nada, haver uma definição clara de quem são os cidadãos....direitos grandes latifundiários e pessoas do povo, não era cabível para muitos políticos."

c) V-O primeiro Código Civil brasileiro de 1916, tem forte...oitocentista.

   V-Muito embora a Constituição do Império de 1824 prevê... em 1916.

   F-Teixeira de Freitas foi o responsável pela...Código Civil de 1916.

 

Explicação:

Corrigido pelo AVA...

Av - Subst. 1 - Fundamentos Históricos e Introdução ao Estudo do Direito

Perguntas interessantes