O Mofo cinzento é uma doença comum em diversas plantas ornamentais como Crisântemo (Chrysanthemum sp.), Lírio (Lilium spp.), Orquídea (vários gêneros como: Arundina, Brassia, Cattleya, Cymbidium, Dendrobium, Laelia, Phalaenopsis, etc), Rosa (Rosa spp.), Violeta africana (Saintpaulia ionantha), Begônia (Begonia spp.), Cravo (Dianthus caryophyllus), Gladíolo (Gladiolus hortulanus) e Gloxínia (Sinningia speciosa) (ALEXANDRE et al., 2016). Os sintomas iniciais são pequenas manchas marrom-aquosas que se desenvolvem rapidamente, inutilizando os órgãos afetados, que se cobrem pelas estruturas do fungo, com aspecto pulverulento e coloração acinzentada. As condições ótimas para seu desenvolvimento são: umidade relativa elevada, falta de aeração e temperaturas ao redor de 16 a 18°C. Deste modo, cabe aos profissionais ligados à produção destas plantas ornamentais o conhecimento das características da doenças, assim como, as medidas de controle correspondente a cada enfermidade.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente o agente etiológico responsável pelo Mofo cinzento em plantas ornamentais.
a.
Colletotrichum gloeosporioides
b.
Coleosporium spp.
c.
Pectobacterium carotovorum subsp. carotovorum
d.
Pseudomonas cichorii
e.
Botrytis cinerea
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
Resposta: Alternativa E : Botrytis cinerea
Explicação: É fungo que causa uma coloração marrom que podem sem encontradas em flores e folhas mais antigas, é causado principalmente pelo clima frio e úmido da primavera ou do outono. A melhor forma de controle para botrytis é a prevenção, que envolve sanitização, circulação de ar e rega cuidadosa.
Respondido por
1
Resposta:
Botrytis cinerea
Explicação:
Perguntas interessantes
Geografia,
7 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Ed. Física,
7 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Ed. Física,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás