O modelo das Cinco Forças de Porter foi criado por Michael Porter em 1979 e tem por objetivo a análise da competição entre empresas. O modelo considera cinco fatores importantes, as chamadas forças competitivas, que devem ser estudadas para o desenvolvimento de uma estratégia empresarial eficiente. Segundo o modelo, as forças competitivas que atuam sobre uma empresa consistem no poder de barganha dos fornecedores, no poder de barganha dos clientes/consumidores, na ameaça de novos entrantes no mercado, ameaça de produtos e serviços substitutos e: na alta demanda de produtos e capacidade de entrega pelos fornecedores. no grau de rivalidade entre os concorrentes do mercado. no potencial de aquisição de produtos pelos clientes/consumidores. na facilidade de criação de novos produtos e renovação da gama atual.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
As forças competitivas atuantes sobre uma empresa envolvem também: o grau de rivalidade entre os concorrentes do mercado. Letra B.
No ano de 1979, Michel Porter desenvolveu o modelo das cinco forças que visava analisar a competição entre as organizações. Os cinco fatores que são considerados nesse modelo são os seguintes: poder de barganha dos fornecedores, dos clientes; ameaças do mercado, de produtos substitutos e grau de rivalidade entre os concorrentes.
O grau de rivalidade entre os concorrentes compreende certos mercados que não apresentam alta competição, mas que envolve alta demanda pelo produto.
Bons estudos!
Perguntas interessantes
Matemática,
4 meses atrás
Artes,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Química,
9 meses atrás
Sociologia,
9 meses atrás
Biologia,
9 meses atrás