O modelo bioético coerentista compreende a utilização dos modelos baseados em princípios e em casos, sendo complementado pelos seguintes modelos:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os diferentes autores da Bioética, como em qualquer outra área de conhecimento, utilizam modelos explicativos para elaborar a suas propostas. É importante estabelecer uma classificação destes difetrentes modelos como forma de permitir uma visão abrangente de todas as diferentes perspectivas teóricas que embasam o pensamento bioético contemporâneo. Serão abordados, de forma sumária, os dez modelos explicativos que vem sendo utilizados.
Os Profs. Tom Beauchamp (Instituto Kennedy de Ética da Universidade Georgetown/EEUU) e James Childress (Universidade de Virgínia/EEUU) propuseram a existência de três modelos de justificação, que são os seguintes:
Modelo Dedutivista - Principialismo ;
Modelo Indutivista - Casuística;
Modelo Coerentista.
A Profa. Maria do Céu Patrão Neves, da Universidade de Açores/Portugal, propôs uma listagem de modelos explicativos utilizados pelos diferentes grupos de autores da Bioética. É uma proposta interessante, especialmente para permitir que as diferentes leituras sejam entendidas de acordo com o seu referencial teórico. Os Modelos Explicativos propostos pela Profa. Maria do Céu Patrão Neves são os seguintes:
Modelo de Princípios - Principialismo;
Modelo Autonomista;
Modelo da Virtude;
Modelo Casuístico;
Modelo do Cuidado;
Modelo Contemporâneo do Direito Natural;
Modelo Contratualista;
Modelo Personalista.
O Prof. Francesco Bellino (Universidade de Bari/Itália) inclui entre os diferentes modelos possíveis um novo, denominado:
Modelo Ternário.
Nós temos utilizado um novo modelo explicativo para a Bioética que é o modelo baseado na complexidade.
Os diferentes modelos explicativos propostos podem ser avaliados de acordo com alguns critérios propostos para a construção e validação, que podem ser extremamente úteis para esclarecer as diferenças entre as difere
ntes propostas
Explicação: