O modelo atômico responsável por centralizar a carga elétrica positiva dos átomos em uma porção reduzida de espaço conhecida como núcleo atômico foi proposto por
Soluções para a tarefa
Resposta: Rutherford
Explicação:
Essa centralização da carga positiva do átomo proposta por Rutherford foi sustentada pelo experimento que comprovou os “espaços vazios” presente nos átomos, onde ao incidir raios alfas numa fina folha de outro, a grande maioria dos jatos a ultrapassava, enquanto poucas delas refletiam de volta.
Isso não seria possível de acordo com o modelo anterior, proposto por Thompson (modelo do pudim de passas). Se o átomo fosse uma grande massa positiva com elétrons na superfície, a folha de ouro bloquearia todos os raios alfa.
Foi aí que foi constatado que o apenas os raios que coincidiam com uma massa positiva compactada no centro do átomo que refletiam.
A partir daí, o modelo atômico de Rutherford foi sugerido: um núcleo de carga positiva, e uma eletrosfera orbitante.
O que Rutherford não conseguiu responder foi que tipo de força mantinha os elétrons orbitando o núcleo do átomo, uma vez que por possuíam cargas opostas, e logo se atraíam. O que impedia a colisão dos elétrons com o núcleo positivo?
Pergunta essa foi respondida apenas por Bohr, que complementou o modelo, formando o modelo de Rutherford-Bohr
Isso fez com que o modelo fosse bastante criticado.
Espero ter ajudado!
(imagens para entender melhor estão anexadas)