Português, perguntado por bruninhagalhardo13, 10 meses atrás

O moçambicano Mia Couto é um grande escritor de língua portuguesa. A influência modernista brasileira na obra desse artista revela-se, também, no uso de neologismos. Podemos reconhecer essa característica nos trechos apresentados nas alternativas abaixo, exceto em:


(A)
No bar de Matakuane, os homens anedotavam fabricando risadas. (Fragmento de Fio das missangas)


(B)
Era a carta de seu filho, Ezequiel. Ele se longeara, de farda, cabelo no zero. A carta, ele a enviara fazia muitos coçados. (Fragmento de A carta, de Mia Couto)


(C)
Espero-te antes de haver vida e és tu quem faz nascer os dias. (Fragmento de A demora, de Mia Couto)


(D)
“...olhei em volta e o verde me enleava, pegajoso. Dormi com o relento, lençolei-me com o infinito da estrela.” (Fragmento de Fio das missangas)

Soluções para a tarefa

Respondido por giovannazirondi
17

Olá,


Primeiramente, é pertinente estabelecermos que neologismos é a criação de novos termos, para que posam provocar e traduzir a intencionalidade e objetivo que um autor deseja aplicar em sua produção. Mia Couto é um expressivo exemplo de escritor que desenvolve expressivamente a estruturação desta prática linguística em suas obras.

Na alternativa A, temos a presença do termo "anedotavam" que trata-se de um neologismo que busca verbalizar o substantivo anedota, com o objetivo de transmitir a ideia de realização de pequenos contos. Logo, os homens, no bar de Matakuane, contavam pequenas histórias (anedotavam) e, assim, fabricavam risadas.

Na alternativa B, o neologismo está inserido no vocábulo "longeara", também trazendo uma verbalização ao advérbio, com o intuito de transmitir a ideia de que houve um distanciamento. Logo, Ezequiel portava uma carta que seu filho havia enviado há algum tempo, pois havia se distanciado (longeara), e agora, no exército, encontrava-se apenas de farda e cabelos cortados.

Na alternativa C não há o uso de nenhum neologismo, haja vista que todos os temos são existentes.

Na alternativa D, o neologismo está presente em "lençolei-me" que traz uma ação verbal ao substantivo "lençol", trazendo a ideia de que o eu-lírico se envolveu/cobriu pelas estrelas, tal qual uma pessoa se envolve com um lençol ao deixar.


Desta maneira, temos como única exceção de aplicação de neologismos a Alternativa C.


Bons estudos!

Perguntas interessantes