Resuma esse texto: Sono na adolescência: entenda as mudanças no ritmo do sono dessa fase
Adolescentes tendem a ter necessidade de dormir mais tarde e tendem a sofrer com privação de sono
O sono é uma atividade fisiológica fundamental para a saúde e o desenvolvimento (crescimento e aprendizado) do ser humano. Sendo a adolescência uma fase de grande importância no que diz respeito a estes dois fatores, a atenção a este momento do dia deve ser redobrada. Segundo o CDC, o tempo ideal de horas dormidas para os jovens é em torno de nove horas.
Mas é justamente nesta fase que percebemos alterações no ritmo de sono, como se o relógio biológico funcionasse diferente. E de fato funciona. As mudanças no padrão do sono têm diversas causas, fisiológicas e sociais. Ao entrar na adolescência, alterações hormonais fazem com que o sono venha um pouco mais tarde empurrando, consequentemente, o despertar para mais tarde. A melatonina produzida pela glândula pineal e altamente envolvida no ciclo do sono passa a ter seu pico de excreção mais tarde, atrasando a sensação de sono nos jovens. Sua produção também é afetada com a exposição à luz, o que acontece quando, por exemplo, aparelhos eletrônicos são usados antes de dormir. Coincidindo com esta mudança fisiológica, aparecem as mudanças sociais, ou seja, por conta do início de uma vida social mais intensa os adolescentes tendem a dormir mais tarde. Ao mesmo tempo a escola aumenta sua exigência, aumentando a carga de trabalho do dia a dia.
As vivências da adolescência, com suas descobertas e frustrações, o aumento de exigência de responsabilidade por parte das escolas e da sociedade e as variações hormonais fisiológicas já são motivo suficiente para as alterações de humor experimentadas nesta fase da vida. Mas esta característica se torna muito mais evidente em adolescentes com carência de sono
Soluções para a tarefa
Respondido por
102
Os jovens tendem a querer dormir tarde e como consequência acabam sofrendo com a privação de sono. O sono é fundamental para desenvolver o crescimento e aprendizado. De acordo com uma pesquisa do CDC, o tempo ideal de horas de descanso é nove horas. As vezes, percebe-se alteração no ritmo do sono e isso acontece por causas fisiológicas e sociais. As alterações hormonais dessa época fazem com que sinta sono mais tarde, consequentemente, acordando mais tarde também. Isso ocorre pois a melatonina envolvida no ciclo do sono tem seu pico de excreção mais tardio. Eletrônicos também atrapalham nesse processo. Por outro lado, a escola aumenta a carga de trabalho exigindo mais. A adolescência em si com suas variações hormonais já são suficientes para as alterações variadas de humor. Tal característica se torna mais evidente em jovens com carência de sono.
Respondido por
14
Você conseguiu o exercício 7
se sim ME AJUDA PFV EU TO NERVOSA E PRECISO PRA ENTREGAR AS 15:30
Perguntas interessantes