O mix de financiamento trata do balanço entre o capital próprio e o capital de terceiros, utilizados para o financiamento dos ativos. O mix de financiamento deve levar em conta a estrutura de capital desejada e os prazos para quitação dos empréstimos e financiamentos. A estrutura de capital deve levar em conta o custo de capital que pode ser entendido como a remuneração aos terceiros e acionistas por disponibilizarem seus recursos para aplicação nos ativos da empresa.
COSTA, José Manoel et al. Administração Financeira e Orçamentária. Maringá-PR: UniCesumar, 2017.
No contexto do mix de financiamento, podemos afirmar que:
I. Como os capitais de terceiros têm mais garantias de retorno, se compararmos com o capital dos sócios, o risco do doador e o custo daqueles capitais é menor.
II. O capital de terceiros é remunerado antes que o capital próprio. Isso também contribui para uma percepção de risco menor.
III. Para o capital próprio não há garantia ou compromisso de retorno por parte da companhia. Por outro lado, todo o lucro líquido é dos sócios, inclusive para que eles reinvistam na empresa caso queiram.
IV. O capital próprio empregado na companhia é semelhante a um empréstimo dos sócios à organização. Ao longo do tempo, em datas específicas e com retorno previamente estipulado na doação, ela vai retornando as parcelas acordadas.
É certo o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a I, II, III
O Capital de Terceiros são aqueles recursos que foram utilizados para buscar um financiamento das atividades por meio das entidades terceiras. Funcionando de maneira parecida com os empréstimos.
Pela contabilidade, o capital terceiros é quem forma todo o Passivo Exigível, ou seja, as obrigações adquiridas por meio de contratos a crédito.
Espero ter ajudado.
Resposta: = 16,6
Explicação:
Os financiamentos e empréstimos de longo prazo representam o capital de terceiros da empresa.
O custo do capital de terceiros (kt) é entendido como a remuneração de tais recursos, ou seja, os juros pagos pela organização em empréstimos e financiamentos.
Neste contexto, considere o quadro abaixo, como a estrutura financeira existente da empresa Vamos Estudar Finanças.
O Valor do Capital Próprio da empresa é de R$ 1.000.000,00.
Fonte de Capital Custo Participação
Debênture 14% 10%
Empréstimos 12% 20%
Debêntures 16% 30%
Capital Próprio 20% 40%
O custo médio ponderado de capital da empresa é: 16,6
14.10 = 140 10+20+30+40 =100
12.20 - 240
16.30 =480
20.40 -800
total = 1660 / 100 = 16.6