O "Mito da Caverna" ou "Alegoria da Caverna" é uma história metafórica criada pelo filósofo grego Platão em sua obra A República. O texto trata-se de uma conversa entre "Glauco" e "Sócrates", onde os dois discutem sobre o conhecimento humano. Clique no botão abaixo e leia o artigo com o diálogo.
Após a análise, estabeleça um paralelo entre:
- os homens que viviam aprisionados na caverna
- homens diante da televisão
- alunos em fileiras em frente ao quadro em uma sala de aula
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Ainda hoje, os meios de comunicação, representados principalmente pela televisão (que faz parte da maioria das residências em nosso país), interferem no modo de as pessoas agirem, pensarem e se relacionarem com o mundo. O ser humano passa horas sentado à frente da televisão, de “costas” para a vida real, em uma postura de não questionamento. A “verdade” transmitida/imposta pela televisão não passa de sombras da realidade. Com o passar do tempo, assim como aconteceu com os homens aprisionados na caverna, o ser humano torna-se acomodado, prisioneiro, mero espectador da vida. O mesmo acontece no ambiente escolar tradicional, onde não é permitido questionar, ser diferente. Alunos são "acorrentados" nas cadeiras, um atrás do outro, olhando as "sombras" no quadro transmitidas pelo professor.
Ainda hoje ,os meios de comunicação, representados principalmente pela televisão (que faz parte da maioria das residências em nosso país), interferem no modo das pessoas agirem, pensarem e se relacionarem com o mundo. O ser humano passa horas à frente da televisão de " costas " para vida real, em uma postura de não questionamento. A "verdade " trasmitida/ imposta pela televisão não passa de sombras da realidade. Com o passar do tempo, assim como aconteceu com os homens aprisionados na caverna, o ser humano torna-se acomodado, prisioneiro, mero espectador da vida. O mesmo acontece no ambiente escolar tradicional, onde não é permitido questionar, ser diferente. Alunos são "acorrentados " nas cadeiras, um atrás do outro, olhando as " sombras " no quadro transmitidas pelo professor.
Explicação: