O mito da caverna de Platão faz uma comparação da nossa realidade com homens presos em uma caverna. Os prisioneiros, desde o nascimento, geração após geração, encontram-se ali, de costas para a entrada, acorrentados sem poder mover a cabeça nem se locomover, forçados a olhar apenas a parede do fundo, vivendo sem nunca ter visto o mundo exterior nem a luz do Sol, sem jamais ter efetivamente visto uns aos outros nem a si mesmos, mas apenas sombras dos outros e de si mesmos, que são projetadas na parede do fundo por causa de um feixe de luz que vem de fora. Através desta história, o filósofo grego mostra qual é a importância do conhecimento e como este liberta o homem da prisão da ignorância. Para o pensador a sabedoria deve ser como o sol do meio dia que os prisioneiros aos poucos aprendem a contemplar. No mito da caverna de Platão, ele fala dos grilhões que aprisionam os homens que estão presos a caverna, um dos prisioneiros consegue quebrar estes grilhões. Em relação ao texto leia as assertivas que se segue:
I – De acordo com o texto e a visão platônica, a falta de conhecimento é culpa dos prisioneiros, que se veem acomodados diante da realidade, mesmo com as oportunidades de se libertar da ignorância.
II – O filósofo grego conta este mito para mostrar que todas as pessoas nascem presas a ignorância, mas através da habilidade individual são capazes de se libertar da ignorância.
III – Para o filósofo, o problema da ignorância se dá quando nos apegamos a conhecimentos pré-estabelecidos e sem passar pelo crivo da razão. Sem a razão a visão da realidade se dá apenas como sombras da verdade real. Agora assinale:
a) Todas estão corretas.
b) Apenas a I está correta.
c) Apenas a II e III estão corretas.
d) Apenas I e III estão incorretas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
a) Todas estão corretas.
Explicação:
Perguntas interessantes
Ed. Física,
7 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Filosofia,
8 meses atrás
Ed. Física,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Contabilidade,
1 ano atrás