O Mistério assustador (SERGIO PORTO ) Numa pequena cidade do interior havia um mistério nunca revelado. Todos os moradores tinham medo e andavam apavoradas. Trata-se de uma pequena casa abandonada, onde morou um antigo prefeito da cidadezinha. Após sua morte, os moradores passaram a ouvir estranhos barulhos de sua casa. Gritos, portas se batiam eram alguns sons que todos ouviam ao se aproximar da casa. Certo dia, dois compadres resolveram entrar na casa que intrigava todos os moradores da pacata cidade. Logo que se aproximaram da casa começaram a ouvir barulhos de portas batendo. Os dois ficaram muito assustados, mais não desistiram e entraram na casa. Perceberam que o barulho vinha do quarto, então subiram as escadas em direção ao quarto, respiraram fundo, criaram coragem e abriram a porta, mais não havia nada lá dentro. Os dois compadres resolveram andar por toda a casa. Os barulhos continuavam cada vez mais altos. Eles entraram na biblioteca a porta se fecha e eles ficam paralisados com aquilo que veem. Eles soltam um grito de horror que é ouvido por todos da rua. Desde esse dia nunca mais se viu esses dois compadres. E a cidade que tinha um grande mistério passou a ter dois, para o terror de todos os moradores. TEXTO II CONTO: Caio? ( ngela Lago) Em Bom Despacho tinha uma fazenda à venda, mas ninguém queria comprar: era mal-assombrada. Quando o preço chegou lá embaixo, veio de Luzes um comprador fechar negócio. O caseiro aconselhou o homem a passar a noite na fazenda e deixar a decisão para o dia seguinte. E o homem ficou sem dormir. De madrugada, acordou com uma voz cavernosa: -- Caio? Caaaaaaaaaaaaaio? – a voz repetia. Acontece que o homem se chama Caio. Ele estranhou muito e foi com custo que gaguejou: -- A-a-a-qui. E na mesma hora um osso de perna caiu em cima dele. O homem gelou. Mas não adiantava correr, a assombração sabia até o seu nome. Melhor era continuar deitado e se cobrir todinho. Dali a pouco o vozeirão recomeçou: -- Caaaaaaaaaaaaaio? Caaaio? E se assombração não souber o nome dele coisa nenhuma e estivesse só perguntando se podia cair? Por via das dúvidas, Caio murmurou: -- Sim. Caiu outro osso. E Caio matutava. Será que a assombração está pensando que “Sim” queria dizer “Sim, pode cair”? Ou “Sim, sou eu, o Caio”? Resolveu desvendar a questão de uma vez por todas. -- Eu!?! Caio mais um osso. De novo: -- Caaaio? Caaaaaaaaaaaaaio? E o caio, para testar: -- Cai! Caiu outro osso. Ai o Caio começou a achar que a assombração estava gozando a cara dele. -- Caiiiiiiiiuuuuuuu!? – por coincidência, a assombração desafinou nessa hora. O homem teve um treco. Deu dois tiros para o alto, chorando nervoso: -- Cai, mas cai logo, que eu não aguento mais essa história! E para sua surpresa, quem despencou do forro do teto foi o caseiro, que não queria dono novo na fazenda onde ele gostava de vadiar. Compreensão e interpretação do texto II: . 01- Por que a palavra Luzes está escrita com inicial maiúscula? 02– Narrador é quem conta a história. Copie do texto uma frase que pertence ao narrador. 03 – No texto a palavra Caio tem dois significados. Quais são eles? 04 – Qual foi o motivo pelo qual o comprador achou estranho quando a assombração disse: “Caio? Caaaaaaaaaaio?” . 05 – Por que o homem deu dois tiros para o alto? 06 – Enquanto lia o conto, o que você imaginou sobre a voz? Por quê? 07 – Os contos são narrativas e costumam apresentar alguns elementos característicos: fato, lugar, tempo, personagens, motivo. Responda às questões, com os elementos do conto Caio: a) O que aconteceu? (Fato). b) Onde? (Lugar). c) Quando? (Tempo). d) Quem participou? (Personagens). e) Por quê? (Motivo). 08– Em sua opinião por que a história acontece à noite? 09– Copie o trecho onde acontece o ponto máximo de suspense (clímax). 10– Por que a autora só conta no desfecho (final) que a assombração era o caseiro? 11.O texto I o que acontece? 12.Podemos dizer que os três contos têm suspense? Escreva aqui em que momento isso ocorre. 13. O conto de suspense, durante a leitura, tem que apresentar suspense.
Soluções para a tarefa
01. A palavra Luzes está escrita com inicial maiúscula porque se trata de um nome próprio.
02. Exemplo de frase que pertence ao narrador:
"Numa pequena cidade do interior havia um mistério nunca revelado."
03. No texto a palavra Caio tem dois significados:
Caio: substantivo, nome próprio.
Caio: verbo, de cair.
04. O comprador achou estranho quando a assombração disse: “Caio? Caaaaaaaaaaio?” porque esse era o seu nome.
05. O homem deu dois tiros para o alto porque queria que a situação tivesse um desfecho, ele estava nervoso e teve um treco quando a suposta assombração desafinou.
06. Questão pessoal.
07.
a. Fato: Um possível comprador para uma fazenda mal assombrá-la foi conhecê-la e acordou com a voz de uma suposta assombração.
b. Lugar: Fazenda em Bom Despacho.
c. Tempo: de madrugada.
d. Personagens: Comprador (Caio) e assombração (caseiro).
08. Questão pessoal.
09. Ponto máximo de suspense (clímax):
"Deu dois tiros para o alto, chorando nervoso: -- Cai, mas cai logo, que eu não aguento mais essa história!"
10. A autora só conta no desfecho que a assombração era o caseiro porque com essa revelação acabava o suspense.
11. No texto I dois compradores entram em uma cassa assombrada e nunca mais saem de lá.
12. Sim, nos três contos há suspense.
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Bons estudos!
1. Porque trata-se de um substantivo próprio que dá nome a uma localidade.
Substantivo próprio
Classificam-se em próprios aqueles substantivos cuja função é dar nome a pessoas, animais, locais, obras, etc..
Esses são iniciados por letra maiúscula.
Exemplos: Nair, Belinha, Campos dos Goytacazes, Dom Casmurro.
2. Pertence ao narrador, por exemplo, a frase "Em Bom Despacho tinha uma fazenda à venda, mas ninguém queria comprar: era mal-assombrada".
Narrador-observador
Em uma narrativa contada por um narrador-observador, os fatos são narrados da perspectiva de uma pessoa que não os viveu nem os presenciou, porém os conhece.
3. No texto II, "Caio" ocorre em dois significados: como substantivo próprio que dá nome a um homem e como forma verbal do infinitivo "cair".
Homônimos
Na Língua Portuguesa, denominam-se termos homônimos aqueles ortograficamente idênticos, porém semanticamente distintos.
O humor do texto II é construído em torno da relação de homonímia entre os termos "Caio" (substantivo próprio) e "caio" (verbo no presente do indicativo).
4. O comprador da fazenda estranhou o fato de a voz misteriosa chamar seu nome.
Interpretando o texto
Como Caio era novo em Bom Despacho, o homem estranhou que alguém, sobretudo uma suposta assombração, pudesse saber como ele se chamava.
5. Caio deu dois tiros para o alto porque, ao ouvir a voz desafinada da suposta assombração, atingiu o limite do nervosismo diante da situação perturbadora.
Interpretando o texto
A tensão da situação vivida por Caio é intensificada pela constante sensação de ambiguidade do comprador da fazenda em relação ao que queria dizer a suposta assombração.
6. No contexto do conto, imagina-se uma voz grave, de fala lenta.
Interpretando o texto
Alguns recursos de escrita empregados na narrativa nos permitem inferir que trata-se de uma voz rouca (visto que, em dado momento, é dito que a voz da assombração desafina), de fala continuada ("Caaaaaaio", "caiiiiiuuuuu").
7. É possível identificar no texto II todos os elementos essenciais característicos de um conto.
Características do conto
O conto "Caio" apresenta as seguintes características principais:
- O que aconteceu? - Um homem adquire uma propriedade dita mal assombrada e vive uma situação perturbadora.
- Onde? - Numa fazenda em Bom Despacho.
- Quando? - Em uma noite qualquer.
- Quem participou? - Caio, o comprador da propriedade, e o caseiro da fazenda, que emulava uma assombração.
- Por quê? - Porque o caseiro pretendia espantar o comprador da fazenda para não precisar trabalhar.
8. Porque esta é uma característica típica de narrativas de suspense.
Interpretando o texto
Como trata-se de um conto de suspense, a ambientação noturna atribuiria à narrativa uma tensão maior.
Ademais, a escuridão da noite facilitaria o esconderijo do caseiro no forro do teto.
9. O clímax do conto "Caio" está presente na seguinte passagem: "Aí o Caio começou a achar que a assombração estava gozando a cara dele. - Caiiiiiiiiuuuuuuu!? – por coincidência, a assombração desafinou nessa hora. O homem teve um treco. Deu dois tiros para o alto, chorando nervoso: - Cai, mas cai logo, que eu não aguento mais essa história!"
Clímax
O clímax da narrativa é o momento em que a sequência de fatos contada põe-se em suspensão, indicando que a resolução do problema que move a história está próximo.
O clímax do conto "Caio" é o momento em que a voz da suposta assombração desafina e o homem dispara duas vezes contra o teto.
10. Para aguçar a curiosidade do leitor quanto ao que estaria querendo dizer a suposta assombração.
Recurso estilístico
O recurso estilístico utilizado pelo autor do conto "Caio" para envolver o leitor na narrativa é o mistério em torno da identidade da assombração que assusta o comprador da fazenda.
11. O texto I narra os fatos vividos por dois compadres quando resolvem invadir uma casa mal assombrada.
"O mistério assustador"
No texto I, um conto de Sérgio Porto, dois amigos entram numa casa supostamente assombrada para tentar solucionar o mistério que a ronda.
Porém, nunca mais se ouve falar deles e se sucede mais um mistério em torno dessa casa na cidade.
12. O texto I, "O mistério assustador", e o texto II, "Caio", assemelham-se por serem ambos contos de suspense:
Comparando os dois textos
No texto I, o suspense está presente, entre outros, no seguinte momento:
- "Os barulhos continuavam cada vez mais altos. Eles entraram na biblioteca a porta se fecha e eles ficam paralisados com aquilo que veem."
No texto II, o suspense está presente, entre outros, no seguinte momento:
- "Por coincidência, a assombração desafinou nessa hora. O homem teve um treco. Deu dois tiros para o alto, chorando nervoso: 'Cai, mas cai logo, que eu não aguento mais essa história!'"
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