“O Ministério do Meio Ambiente (MMA), criado em novembro de 1992, tem como missão formular e implementar políticas públicas ambientais nacionais de forma articulada e pactuada com os atores públicos e a sociedade para o desenvolvimento sustentável. A visão de futuro do MMA é ser reconhecido pela sociedade e pelo conjunto de atores públicos por sua excelência, credibilidade e eficiência na proteção do meio ambiente”. BRASIL, Ministério do Meio Ambiente. Apresentação. Disponível em: . Acesso em: 21/03/2018. O MMA constitui como órgão governamental de políticas públicas ambientais e como mais um mediador para o desenvolvimento sustentável. De acordo com a dinâmica deste órgão e os conteúdos estudados, avalie as afirmações abaixo. I. O desenvolvimento sustentável é responsabilidade única do Estado, que, por meio de órgãos como o MMA, deve garantir a proteção ao meio ambiente de maneira especializada. II. O MMA é um mediador fundamental para o co
Soluções para a tarefa
Olá!
Você esqueceu de completar as afirmativas, mas as achei em questão similar. Aqui estão:
II. O MMA é um mediador fundamental para o combate à degradação ambiental desenfreada e pautada apenas em interesses econômicos.
III. A sociedade, em conjunto com o Estado, também deve atuar para o desenvolvimento sustentável, seja por meio de mudanças de hábitos, como por meio de denúncias de práticas ambientais legais.
Como é possível verificar, a afirmativa I e III são excludentes, visto que a primeira fala que o desenvolvimento sustentável é responsabilidade apenas do Estado, enquanto a afirmativa III discorre sobre esta ser uma responsabilidade conjunta entre Estado e sociedade.
De fato, o MMA visa combater a degradação ambiental, garantindo o desenvolvimento por meio de práticas econômicas sustentáveis. Entretanto, ressalta-se que esse não é um dever apenas do Estado, mas também da sociedade como um todo, que deve adotar práticas mais sustentáveis de consumo e reutilização e estar vigilante frente o descaso com o meio ambiente.
Logo, as afirmativas corretas são a II e a III.