O Ministério do Meio Ambiente do Brasil, em suas publicações sobre PRODUÇÃO E CONSUMO SUSTENTAVEIS em uma série denominada CADERNOS DE CONSUMO SUSTENTAVEL, publicou em 2012, com a colaboração do Instituto Alana, uma Organização Não Governamental - ONG, um caderno específico Consumismo Infantil: Na Contramão da Sustentabilidade. Nessa publicação, há informações sobre situações e comportamentos infantis preocupantes, baseados em pesquisas e orientações para pais e educadores para reverter essa tendência de consumismo infantil. Assinale, qual das frases declarativas abaixo, extraídas desse caderno, contribui para impactar de forma positiva para reduzir comportamentos consumistas em nossas crianças. a) Educadores e cuidadores devem aproveitar o convívio diário com as crianças para fortalecê-las e contribui para a formação de agentes autônomos, criativos e críticos. Levar o debate sobre consumo e seus impactos para o ambiente escolar é imprescindível no processo de formação das crianças. b) A obesidade infantil cresce em um ritmo assustador e já atinge 15% da população infantil brasileira. Segundo o IBGE, o sobrepeso entre crianças dobrou nos últimos 34 anos e está intimamente relacionado ao aumento do consumo de alimentos industrializados, amplamente divulgados pelo mercado produtor e distribuidor. c) Somente 38,3% das crianças entre 5 e 10 anos consomem frutas, legumes e verduras em sua dieta alimentar, de acordo com o Ministério da Saúde. d) Os alimentos industrializados carregados nas lancheiras e oferecidos nas cantinas, os brinquedos eletrônicos produzidos sem respeito às legislações ambientais e de trabalho e a preocupação excessiva com o acesso ao bens materiais são apenas alguns fatores que contradizem todo o esforço de uma educação para a sustentabilidade. e) Nas escolas, as iniciativas ainda são muito tímidas, com atividades pedagógicas voltadas principalmente para educação ambiental. É preciso ir além e reforçar a relação entre consumo e o meio ambiente, tratando do impacto de nossas escolhas no planeta e do dano que nosso atual modelo consumista já causou.
Soluções para a tarefa
a) Educadores e cuidadores devem aproveitar o convívio diário com as crianças para fortalecê-las e contribui para a formação de agentes autônomos, criativos e críticos. Levar o debate sobre consumo e seus impactos para o ambiente escolar é imprescindível no processo de formação das crianças.
É possível destacar que os educadores e os cuidadores precisam realizar a utilização do convívio diário com as crianças visando o fortalecimento das mesmas e a contribuição para a formação de agentes autônomos, críticos e inovadores.
De forma que tal fato quer dizer que os professores possuem autonomia necessária para a avaliação crítica de suas escolhas de consumo, o que após pode resultar em grandes impactos positivos para a formação dessas crianças.
Bons estudos!
Resposta:
a) Educadores e cuidadores devem aproveitar o convívio diário com as crianças para fortalecê-las e contribui para a formação de agentes autônomos, criativos e críticos. Levar o debate sobre consumo e seus impactos para o ambiente escolar é imprescindível no processo de formação das crianças.
Explicação: