O Ministério da Saúde anunciou no dia 19/12/2012que o Sistema Único de Saúde (SUS) recebeu o primeirolote do medicamento oncológico brasileiro mesilatode imatinibe. A droga, indicada para tratar leucemiamieloide crônica e estroma gastrointestinal (tumormaligno no intestino), é o primeiro medicamentogenérico para tratamento contra o câncer produzidono Brasil. A produção será feita a partir de uma parceriaentre Farmanguinhos, Instituto Vital Brasil e empresasprivadas. O acordo prevê a transferência de tecnologiapara fabricação e distribuição do medicamento pelospróximos cinco anos. A previsão é de que em 2013sejam entregues ao SUS cerca de 4 milhões decomprimidos do medicamentoTendo como referência o texto acima, assinale aopção correta, com relação à Política Brasileira paraMedicamentos Genéricos.A O paciente, para receber o mesilato de imatinibe,através do SUS, precisará receber a prescriçãocom a denominação genérica do medicamento.B O mesilato de imatinibe, por ser um medicamentogenérico, apresenta inovações na sua formafarmacêutica, contribuindo para o aumento daeficácia e redução dos efeitos adversos.C O consumidor pode trocar o medicamento dereferência (Marca Registrada) por um genérico,com menor custo, na farmácia, sem necessitarde uma nova prescrição terapêutica, facilitandoo acesso ao medicamento e a adesão aotratamento.D A lei brasileira exige que todos os medicamentosgenéricos apresentem biodisponibilidadecomprovada com testes in vitro que garantamque o efeito terapêutico desejado seja o mesmodo produto de referência.E Os medicamentos genéricos são iguais aosmedicamentos de referência (Marca Registrada)na concentração da substância ativa e excipientes,na qualidade e na eficácia e a posologia deve seradaptada à forma farmacêutica de apresentação.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
A alternativa A) é a correta.
O paciente, para receber o mesilato de imatinibe, através do SUS, precisará receber a prescrição com a denominação genérica do medicamento, pois o SUS só usa medicamentos genéricos, os medicamentos com marcas privadas não são utilizados, a não ser as exceções que são abertas devido a não existência de uma forma genérica.
Os medicamentos genéricos são feitos da mesma forma e com o mesmo material dos medicamentos de marcas, a unica diferença e que não possuem marca.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes