Uma das principais finalidades dos exameslaboratoriais é auxiliar no diagnóstico clínico. Paraque o laboratório de análises clínicas possa atender,adequadamente, a esse propósito, é indispensávelque o preparo do paciente, a coleta, o transporte ea manipulação dos materiais biológicos obedeçama determinadas regras. Antes da coleta de sangue éimportante conhecer, controlar e, se possível, evitaralgumas variáveis que possam interferir na exatidãodos resultados. Classicamente, essas variáveis sãoreferidas como condições pré-analíticas.Considerando a especificidade e importânciadessas variáveis pré-analíticas para a qualidade dosexames laboratoriais, avalie as afirmações a seguir.I. A hemólise in vitro, dependendo da intensidade,pode causar aumento na atividade plasmáticade enzimas, como aldolase, aspartatoaminotransferase, fosfatase alcalina edesidrogenase láctica; bem como diminuir asdosagens de potássio, magnésio e fosfato.II. A aplicação prolongada do torniquete(garroteamento) provoca aumento da pressãointravascular no território venoso, facilitandoa saída de líquido e de moléculas de baixopeso molecular para o espaço intersticial,resultando em hemoconcentração relativa.III. A atividade física possui efeito transitóriosobre alguns componentes sanguíneos devidoà mobilização de água e outras substâncias,entre os diferentes compartimentos corporais,além das variações nas necessidadesenergéticas do metabolismo.IV. A utilização de drogas ou medicamentos podecausar variações nos resultados laboratoriais,seja pelo próprio efeito fisiológico in vivo ou pelainterferência analítica, in vitro. Um exemplode interferência in vivo é a administração deisotretinoína para tratamento de acne, pois elaaltera o perfil lipídico.É correto o que se afirma emA I, II e III, apenas.B I, II e IV, apenas.C I, III e IV, apenas.D II, III e IV, apenas.E I, II, III e IV.
#ENADE
Soluções para a tarefa
I. A hemólise in vitro, dependendo da intensidade, pode causar aumento na atividade plasmática de enzimas, como aldolase, aspartato aminotransferase, fosfatase alcalina e desidrogenase láctica; bem como diminuir as dosagens de potássio, magnésio e fosfato.
Falso. Além das outras imprecisões, a hemólise in vitro acaba gerando um aumento do Potássio, do AST, da Hemoglobina e do LDH.
II. A aplicação prolongada do torniquete (garroteamento) provoca aumento da pressão intravascular no território venoso, facilitando a saída de líquido e de moléculas de baixo peso molecular para o espaço intersticial,resultando em hemoconcentração relativa.
Correto. O torniquete aplicado por um tempo elevado gera a hemoconcentração relativa. Isso pode ser benéfico para a leitura laboratorial.
III. A atividade física possui efeito transitório sobre alguns componentes sanguíneos devido à mobilização de água e outras substâncias,entre os diferentes compartimentos corporais,além das variações nas necessidades energéticas do metabolismo.
Correto. A atividade física é benéfica para a saúde humana em vários sentidos. No campo dos componentes sanguíneos, ela gera diferentes reações, aumentando e diminuindo concentrações de certas substâncias.
IV. A utilização de drogas ou medicamentos pode causar variações nos resultados laboratoriais,seja pelo próprio efeito fisiológico in vivo ou pela interferência analítica, in vitro. Um exemplo de interferência in vivo é a administração de isotretinoína para tratamento de acne, pois ela altera o perfil lipídico.
Correto. Medicamentos e drogas não são inócuos quando se trata dos exames de sangue. Assim, se houver qualquer consumo de medicamento ou droga, o agente que estiver retirando o sangue, bem como o que estiver o analisando, deve ser avisado.
Está correto o que se afirma, portanto, na alternativa:
D. II, III e IV, apenas
Resposta:
está correta a resposta
Explicação: