“O minimalismo se refere a uma tendência das artes visuais que ocorre no fim dos anos 1950 e início dos 1960 em Nova York, alçada a principal centro artístico com o expressionismo abstrato de Jackson Pollock (1912-1956) e Willem de Kooning (1904-1997). A efervescência cultural dos anos 1960 nos Estados Unidos pode ser aferida pelos diversos movimentos de contracultura e pela convivência de expressões artísticas díspares - da arte pop, celebrizada por Andy Warhol (1928-1987), às performances do Fluxus, cada qual exercitando um temperamento crítico particular. O minimalismo aparece nesse cenário com dicção própria, na contramão da exuberância romântica do expressionismo abstrato [...].” (MINIMALISMO . In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2017. Disponível em: . Acesso em: 29 de Ago. 2017. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7).
Cite ao menos dois artistas que representam o Minimalismo e explique sobre a divergência existente entre o Minimalismo e o Expressionismo abstrato.
Soluções para a tarefa
O minimalismo é um termo que representa variadas e diferentes manifestações artísticas, mas também científicas e culturais. Foi ampla e principalmente representado por artistas como Colin Chapman, Robert Bresson e Raymond Carver.
A divergência existente entre Minimalismo e o Expressionismo abstrato está no fato de que o expressionismo abstrato buscava apropriar o caráter geométrico, além das grandes influências europeias, enquanto o minimalismo por nergar esta influência europeia e por inovar nas artes de escultura e pintura.
Abraços
Resposta:
O Expressionismo Abstrato na década de 1940 por um grupo de artistas que queriam enfatizar a energia, a ação, o movimento do corpo em frente a tela, criticando a sociedade e recusando os estilos e técnicas artísticas tradicionais, mas com grande expressividade e simbolismo. As obras também costumam ser subjetivas, abstratas, gerando emoção aos espectadores e profundidade ao movimento.
O Minimalismo surgiu do movimento Hard Edge, de 1950, que tinha como objetivo diminuir a arte ao básico, criticando o Expressionismo Abstrato ao tirar da pintura o tom espontâneo, subjetivo, ilusionista, e impondo a abstração calculada. O Minimalismo em si surgiu em 1960 herdando características do Hard Edge e buscando o controle geométrico. Entretanto, isso não acontecia apenas na pintura, mas também no espaço como realidade física, por meio de objetos materiais sem emoções ou ideias, sem efeitos decorativos, buscando passar a ideia de despojado e simples, e para isso utilizam materiais industriais.
Alguns artistas que representam tal movimento são Donald Judd, Carl Andre, Dan Flavin, Sol Le Witt, Robert Morris e Richard Serra.
Explicação: