O método predominante utilizado em bacteriologia para visualização das bactérias é o método de Gram. A bacterioscopia, após coloração pelo método de Gram com diagnostico presuntivo, de triagem, ou até mesmo confirmatório em alguns casos, constitui peça importante e fundamental. Essa técnica é simples, rápida e tem capacidade de resolução, permitindo o correto diagnóstico em cerca de 80% dos pacientes em caráter de pronto atendimento em nível local, permitindo assim ao médico a utilização de tratamentos precoce e empírico do paciente antes do diagnóstico final da doença. Os custos com investimento e manutenção são consideravelmente baixos diante da eficácia alcançada com os resultados imediatos dos testes. O método consiste em tratar sucessivamente um esfregaço bacteriano, fixado pelo calor, com os reagentes cristal violeta, lugol, álcool-acetona e fucsina. A coloração de Gram recebeu este nome em homenagem a seu descobridor, o médico dinamarquês Hans Cristian Joaquim Gram. Em 1884, Gram observou que as bactérias adquiriram cores diferentes, quando tratadas com diferentes corantes. Isso permitiu classificá-las em dois grupos distintos: as que ficavam roxas, que foram chamadas de Gram-positivas, e as que ficavam vermelhas, chamadas de Gram-negativas. Fonte: Adaptado de: Brasil. Ministério da Saúde, Secretaria de Políticas de Saúde Programa Nacional de DST e Aids. Brasília, DF: Ministério da Saúde. 2001. Diante da importância do teste e sabendo que ele é baseado na diferença estrutural da parede bacteriana, EXPLIQUE, detalhadamente com suas palavras, a diferença da parede celular de bactérias Gram-negativas e de bactérias Gram-positivas e correlacionando se estas diferenças interferem diretamente na coloração que estas bactérias apresentarão na microscopia após a coloração pelo método de Gram
Soluções para a tarefa
A diferença entre os tipos gram negativa e gram positiva são, principalmente, relacionados á espessura da parede celular das bactérias gram positivas, que por apresentarem uma maior espessura, retém as moléculas do corante violeta no seu citoplasma.
Tipos de bactérias
Existem diversas maneiras de classificar as bactérias, podendo ser tanto características de formato, quanto no caso da questão, quanto á sua parede celular, nos quais podem ser de dois tipos, as gram positivas e as gram negativas.
As gram positivas, por possuírem uma parede celular mais espessa, são naturalmente mais resistentes á antibióticos, entretanto, as gram negativas realizam infecções tão graves quanto as positivas, sendo que ambas devem ser diagnosticadas e tratadas em imediato.
Aprenda mais sobre bactérias gram positivas e negativas aqui: https://brainly.com.br/tarefa/30412521
#SPJ4