O método do fluxo de caixa descontado (FCD) se caracteriza como aquele mais empregado na avaliação de empresas (ASSAF NETO, 2014). Nele, estimamos o valor intrínseco de uma entidade com base na expectativa de geração de fluxos de caixa, crescimento e risco. Esse valor representará, portanto, a perspectiva de desempenhos futuros da instituição avaliada, trazidas a valor presente mediante a aplicação de uma taxa de desconto que reflita o custo do capital empregado.
Sobre o método de fluxo de caixa descontado (FCD), assinale a alternativa que descreve de maneira incorreta esse método:
A
Apesar de, em suma, a formulação apresentar um número pequeno de variáveis, os aspectos atinentes a essas variáveis fazem com que esse método tenha maior robustez, frente a avaliação relativa.
B
A complexidade do método de fluxo de caixa descontado, é maior que a do método de avaliação relativa.
C
No que tange aos fluxos de caixa previstos, temos o enfoque do ponto de vista do acionista e de todos os detentores de capital.
D
O método de fluxo de caixa descontado é caracterizado por ter uma análise muito mais frágil em relação ao método de avaliação relativa.
E Podemos utilizar o Método FCD para estimar o valor presente para o acionista.
Soluções para a tarefa
A resposta correta é a letra E) Podemos utilizar o Método FCD para estimar o valor presente para o acionista.
O fluxo de caixa descontado se trata de um método para poder fazer a avaliação da riqueza econômica de uma determinada empresa que costuma dimensionar os seus benefícios de caixa e agrega-los no futuro e assim descontados por uma taxa de atratividade que reflete no seu custo de oportunidade.
De uma modo geral, o fluxo de caixa descontado é uma forma de prever quais são os valores que devem ser pagos para os acionistas e investidores que resolveram investir em determinada empresa ou duplicata.
Bons estudos!
Resposta:
Resposta correta letra (D)
Explicação:
O método de fluxo de caixa descontado é caracterizado por ter uma análise muito mais ROBUSTA em relação ao método de avaliação relativa.
Rota da aula 5, página 4.