O mercúrio, que corre dentro dos termômetros, por exemplo, não molha o vidro, nem qualquer tipo de papel. Isso ocorre porque os átomos de mercúrio
(a) em contato com a superfície do vidro se desfazem, espalhando-se.
(b) possuem força de coesão maior que a força de atração com a superfície do vidro.
(c) são polares e as moléculas da superfície do vidro são apolares.
(d) possuem força de atração com a superfície do vidro maior que a força de coesão.
Soluções para a tarefa
Podemos afirmar que os átomos de mercúrio não molham o vidro porque possuem força de coesão maior que a força de atração com a superfície do vidro, conforme a alternativa B.
Resolução do exercício
Nesta situação, duas forças devem ser consideradas:
- A força de coesão, na qual são forças intermoleculares coletivas (como por exemplo as ligações de hidrogênio e forças de Van der Waals ), são responsáveis pela propriedade de massa de líquidos que resistem à separação.
- A força de aderência, responsável pelas forças atrativas entre substâncias diferentes.
Quando um liquido entra em contato com o vidro, ele tende a se espalhar, formando uma película fina e uniforme sobre a superfície do vidro. Isso ocorre porque as forças adesivas entre a água e o vidro são fortes o suficiente para puxar as moléculas de água para fora de sua formação esférica e mantê-las contra a superfície do vidro, evitando assim as forças adesivas.
No caso do vidro e do mercúrio, as forças coesivas entre os átomos de mercúrio são mais fortes do que as forças adesivas entre as moléculas de vidro e os átomos de mercúrio. Assim, os átomos de mercúrio se agrupam e não molham o vidro ou qualquer outra substância.
Concluímos que o mercúrio não molha o vidro porque os átomos deste elemento possuem força de coesão maior que a força de atração com a superfície do vidro.
Gabarito: alternativa B.
⭐ Espero ter ajudado! ⭐
Veja mais sobre forças de coesão e aderência em:
brainly.com.br/tarefa/16084730