o mercosul ainda enfrenta algumas dificuldades na implantação de um efetivo mercado comum. escreva um comentário sobre esse assunto, apontando também alguns dos desafios atuais do bloco.
Soluções para a tarefa
Respondido por
37
Muito boa a sua pergunta.
Para avançar na construção desse bloco econômico, são necessárias, pois, uma maior integração entre os países-membros e a intensificação de ações políticas que favoreçam a sua expansão para que se torne, efetivamente, um mercado comum. Por isso, a principal dificuldade encontrada pelo Mercosul hoje é a criação de uma moeda comum a todos os seus membros como ocorre, por exemplo, na união europeia com o Euro.
Espero ter te ajudado;)
Respondido por
8
Estabelece uma integração, inicialmente, econômica configurada atualmente em uma união aduaneira, na qual há livre-comércio intrazona e política comercial comum entre os países-membros. Situados todos na América do Sul, sendo atualmente quatro membros plenos. Em sua formação original, o bloco era composto por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai; mais tarde, a ele aderiu a Venezuela, que no momento se encontra suspensa.[3] O bloco se encontra em fase de expansão, uma vez que a Bolívia aguarda a ratificação parlamentar de seu protocolo de adesão como membro pleno, documento que necessita ainda para sua vigência das aprovações legislativas na Bolívia, no Brasil e no Paraguai, os demais parlamentos já o aprovaram.[4]
Perguntas interessantes