História, perguntado por darciofilho68, 11 meses atrás

A historiografia produzida no século XX teve uma importância muito grande para os estudiosos do Brasil Colônia, que procuravam compreender a formação do povo e da cultura brasileira. Neste sentido, para compreender esse processo por inteiro, precisamos refletir acerca dos principais nomes da historiografia deste momento histórico. Assim, considere "V" para as afirmativas verdadeiras e "F" para as falsas. ( ) Gilberto Freyre procurou discutir as nossas origens étnicas e culturais, preocupado em ressaltar e valorizar o significado do processo de mestiçagem do povo brasileiro. ( ) O autor de “Casa Grande e Senzala” destacou em sua análise que as relações construídas entre europeus e africanos deveriam ser vistas como uma característica negativa dentro de nosso processo de formação. ( ) Em 1936, Sérgio Buarque de Holanda lançou a obra “Raízes do Brasil” que, em linhas gerais, pretendia traçar os elementos que marcaram a trajetória da sociedade brasileira. A obra é uma tentativa de destacar o quanto de Portugal se enraizou no Brasil e o quão negativo foi isso. ( ) “Raízes do Brasil” é uma crítica à realidade do Brasil no século XX. A crítica é direcionada ao fato do Brasil não ter conseguido superar os obstáculos criados por uma colonização de caráter tradicional e aristocrático, por se diferenciar consideravelmente do restante da Europa. ( ) Em 1942, Caio Prado Júnior lançou a obra “Formação do Brasil Contemporâneo”. O objetivo do autor com a publicação dessa obra foi compreender a sociedade brasileira da primeira metade do século XX, a qual enxergava como o resultado da soma dos acontecimentos do período colonial, sobretudo ocorridas no século XIX. A sequência correta é: Alternativas Alternativa 1: F, F, V, V, F. Alternativa 2: F, V, V, V, V. Alternativa 3: V, F, V, V, V. Alternativa 4: V, V, V, F, F. Alternativa 5: V, V, V, V, F.

Soluções para a tarefa

Respondido por wagnerpedro135
8

( f ) O autor de “Casa Grande e Senzala” destacou em sua análise que as relações construídas entre europeus e africanos deveriam ser vistas como uma característica negativa dentro de nosso processo de formação.

O restante é verdadeiro

Respondido por lorenaoidireto
2

Resposta:

(V) Gilberto Freyre procurou discutir as nossas origens étnicas e culturais, preocupado em ressaltar e valorizar o significado do processo de mestiçagem do povo brasileiro.

Num contexto de cientifização de tudo, Freyre foi capaz de elogiar a relação das raças no Brasil.

(F) O autor de “Casa Grande e Senzala” destacou em sua análise que as relações construídas entre europeus e africanos deveriam ser vistas como uma característica negativa dentro de nosso processo de formação.

O autor compreendida como positivas as relações culturais e de miscigenação entre africanos e europeus.

(F) Em 1936, Sérgio Buarque de Holanda lançou a obra “Raízes do Brasil” que, em linhas gerais, pretendia traçar os elementos que marcaram a trajetória da sociedade brasileira. A obra é uma tentativa de destacar o quanto de Portugal se enraizou no Brasil e o quão negativo foi isso.

Holanda não visa traçar julgamentos a respeito das heranças culturais, mas demonstrar sua expressão.

(F) “Raízes do Brasil” é uma crítica à realidade do Brasil no século XX. A crítica é direcionada ao fato do Brasil não ter conseguido superar os obstáculos criados por uma colonização de caráter tradicional e aristocrático, por se diferenciar consideravelmente do restante da Europa.

O caráter aristocrático e tradicional era comum em toda a Europa.

(V) Em 1942, Caio Prado Júnior lançou a obra “Formação do Brasil Contemporâneo”. O objetivo do autor com a publicação dessa obra foi compreender a sociedade brasileira da primeira metade do século XX, a qual enxergava como o resultado da soma dos acontecimentos do período colonial, sobretudo ocorridas no século XIX.

Caio Prado Júnior estabelece um marco na historiografia nacional com o lançamento de sua obra sobre a formação do Brasil

Espero ter ajudado =)

Perguntas interessantes