O mercado de seguros é profundamente impactado pela existência do risco. Entretanto existe um complicador do risco: a fraude do seguro.
Diante dos seus conhecimentos e nossos estudos, analise as reportagens baixo e comente a respeito do aumento no custo do prêmio dos seguros para cobrir as tentativas de fraudes nos seguros.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Para o desembargador Irineu Jorge Fava, do Tribunal de Justiça de São Paulo, nem se pode ser paternalista no sentido de isentar o consumidor de culpas, nem conservador a ponto de não admitir que as seguradoras erram. Isso porque a fraude implica dolo e o devido processo legal exige que qualquer acusação seja respaldada nos princípios da ampla defesa e do contraditório.
Mas, segundo ele, “o que se tem observado, na etapa da regulação dos sinistros, é que esses levantamentos são feitos por pessoas despreparadas. Os relatórios são capengas, falhos. Aludem a pessoas que não se pode localizar (o jardineiro, o dono da banca) e a afirmações que não se pode comprovar. Se não há comprovação do ilícito indicado, a acusação será rejeitada. Acusar é fácil, mas é preciso provar. Já julguei muitas ações contra seguradoras, porque no processo não se configura satisfatoriamente a culpa. E tampouco há contraditório — a prova é produzida pela seguradora”.
O fato é que o consumidor brasileiro não tem bem desenvolvida a cultura do seguro. “Apenas 30% de nossa frota de veículos é segurada, por exemplo”, afirma o presidente do Sincor-SP — Sindicato dos Corretores de Seguros de São Paulo, Leoncio de Arruda. As fraudes — geralmente praticadas nos seguros de automóvel, transportes, saúde e vida — acabam funcionando como um inibidor do seguro já que contribuem para encarecer o serviço no país, um dos mais caros do mundo.
A fraudes em seguros são várias e distintas. Ela se trata de um ato intencional no qual o indivíduo deseja garantir o prêmio da seguradora por algum objeto que esteja dentro do seu plano.
É um tipo de trapaça que visa o lucro em benefícios que a seguradora oferece aos clientes. Entretanto, este benefício é só para determinados casos onde a culpa não foi do beneficiário.
As fraudes mais aplicadas aos seguros são de: patrimônio, veículos, transporte e até mesmo nos seguros de vida.
No entanto, a fraude, se for descoberta, é algo ilegal que pode ser configurado como um crime de estelionato.
mais em: https://brainly.com.br/tarefa/24144842