Geografia, perguntado por mariahorrana6727, 10 meses atrás

O meio rural brasileiro protagoniza, desde longa data, uma série de questões, algumas das quais contadas em "verso e prosa", como no clássico Urupês, em que Monteiro Lobato tece uma crítica social ao "Brasil agrário" por meio do imortalizado Jeca Tatu, um personagem indolente, desleixado, ingênuo e desprovido de educação. A respeito do assunto, assinale a alternativa correta. a) O Jeca Tatu não apenas simbolizava o caipira numa perspectiva negativa, como também um país pobre, injusto e atrasado, baseado em uma economia agroexportadora. b) O descaso do governo com os moradores do campo, somente lembrados pelas autoridades públicas nos tempos das eleições, está na raiz do êxodo rural, destacadamente no Sudeste do país, na primeira metade do século XX. c) A chegada de imigrantes de origem europeia, notadamente italianos, alemães e ucranianos, promoveu, a um só tempo, a modernização do campo no Brasil meridional e a superação da figura social do Jeca. d) Apesar de adoção de modelos urbanos de administração dos negócios agrários, penetração de equipamentos urbanos no espaço rural e irradiação do modelo de consumo urbano no campo já serem uma realidade no Centro-Sul, o Nordeste permanece agrário e rural. e) A população rural no Brasil até a primeira metade do século XX assemelhava-se à figura do Jeca Tatu, o que explica a modernização tardia do campo brasileiro.

#UFPR
#VESTIBULAR

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
11

Letra a, O Jeca Tatu não apenas simbolizava o caipira numa perspectiva negativa, como também um país pobre, injusto e atrasado, baseado em uma economia agroexportadora.

Jeca Tatu, personagem criado  desenvolvido na obra "Urupês", de Monteiro Lobato, apresenta a figura do brasileiro seguindo as vertentes do modernismo, isto é, dotado de uma série de características negativas, relatando a ralidade social.

Entretanto, a obra ainda representa a grande pobreza predominante no território nacional, bem como a disseminação de doenças em decorrência da ausência de técnicas profiláticas efetivas, evidenciando a ausência de higiene e de saneamento básico.

Perguntas interessantes